sexta-feira, 24 de março de 2023

Dinamarca convida operador do Nord Stream para levantar objeto perto de oleoduto

A agência de energia do país aguarda uma resposta da Nord Stream 2 AG

MOSCOU, 24 de março. /TASS/. A Agência Dinamarquesa de Energia disse que convidou o operador do gasoduto Nord Stream 2 para participar do esforço para retirar do fundo do mar um objeto desconhecido descoberto perto do duto.

#Traduzido em português do Brasil

"Com o objetivo de esclarecer ainda mais a natureza do objeto, as autoridades dinamarquesas decidiram salvá-lo com a ajuda da Defesa dinamarquesa. A Agência Dinamarquesa de Energia convidou, nesse contexto, o proprietário do oleoduto, Nord Stream 2 AG, a participar na operação", disse a agência em um comunicado à imprensa.

A Agência Dinamarquesa de Energia disse que está esperando uma resposta da Nord Stream 2 AG antes do início da operação.

Um navio da Gazprom encontrou evidências que podem significar que há outro dispositivo explosivo em um oleoduto Nord Stream a 30 quilômetros do local do último ataque terrorista, disse o presidente russo, Vladimir Putin, em 14 de março.

Putin disse na entrevista com o jornalista Pavel Zarubin que a Gazprom já havia recebido permissão da Dinamarca para examinar o local da explosão no gasoduto submarino Nord Stream, mas o navio que a empresa contratou foi mais longe ao longo do gasoduto. "E a uma distância de cerca de 30 quilômetros do local da explosão, foi encontrada uma pequena estaca, que foi colocada em um local semelhante ao local onde ocorreu a explosão", disse Putin, explicando que se referia a junções de tubos, os pontos mais vulneráveis ​​de qualquer gasoduto.

Especialistas acreditam que pode ser uma antena para receber um sinal para detonar um artefato explosivo que poderia ter sido colocado sob o sistema de dutos. Segundo o presidente russo, "parece que vários artefatos explosivos foram colocados" ao longo do Nord Stream. "Alguns deles dispararam e outros não. As razões não são claras", acrescentou Putin.

Em 27 de setembro de 2022, a Nord Stream AG relatou danos sem precedentes ocorridos no dia anterior em três cadeias dos gasodutos offshore Nord Stream 1 e Nord Stream 2. Em 26 de setembro de 2022, sismólogos suecos registraram duas explosões nas rotas do oleoduto. O Gabinete do Procurador-Geral da Rússia abriu um processo criminal com base em acusações de terrorismo internacional.

Imagem: guarda costeira dinamarquesa © Asmus Koefoed/Shutterstock/Fotodom

Sem comentários:

Mais lidas da semana