sexta-feira, 24 de março de 2023

Rússia | Lavrov diz que nenhuma nação está a salvo de ataques hostis dos EUA

De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, "a situação dentro e ao redor da Ucrânia é apenas uma manifestação de uma colisão em larga escala envolvendo tentativas de um pequeno grupo de países ocidentais que buscam dominar o mundo e uma reversão do surgimento intrínseco de uma arquitetura multipolar"

# Traduzido em português do Brasil

MOSCOU, 24 de março. /TASS/. Atualmente, nenhum país está protegido contra "ataques hostis" dos Estados Unidos e seus aliados, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em um artigo para a revista Razvedchik (Oficial de Inteligência) na sexta-feira.

"Em geral, ninguém hoje está a salvo de 'ataques' hostis dos americanos e seus aliados da OTAN", opinou ele, dizendo que "além da Rússia, vários países estão sendo ameaçados e chantageados".

De acordo com o principal diplomata da Rússia, "a situação dentro e ao redor da Ucrânia é apenas uma manifestação de uma colisão em larga escala envolvendo tentativas de um pequeno grupo de países ocidentais que buscam dominar o mundo e uma reversão do surgimento intrínseco de uma arquitetura multipolar".

"Eles estabeleceram uma tarefa estratégica de dissuadir a China de forma abrangente, também como parte das chamadas estratégias indo-pacíficas", disse Lavrov. Ele criticou o que disse ser a interferência cruel do Ocidente nos assuntos internos de nações soberanas, incluindo a fraterna Bielo-Rússia, e condenou o bloqueio econômico de anos a Cuba.

"Ao agir de acordo com as piores tradições coloniais, os americanos e seus apoiadores estão tentando dividir o mundo em 'democracias' e 'regimes autoritários'", observou o chanceler russo. Ele também criticou o chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, por sua declaração "racista" sobre a Europa ser um jardim e o resto do mundo uma selva.

Imagem: © Ministério das Relações Exteriores da Rússia/TASS

Sem comentários:

Mais lidas da semana