quinta-feira, 16 de março de 2023

KIEV ESPERA CONTRA-ATACAR EM BAKHMUT

As tropas russas mantêm a iniciativa militar em quase todos os setores da frente de Donbass. Enquanto isso, as batalhas posicionais continuam nas regiões de Kherson e Zaporozhie. Os combatentes russos estão empurrando as tropas ucranianas nos arredores de Ugledar, em Mariinka e Avdeevka, a oeste de Donetsk, bem como nas linhas de frente do norte na região de Svatovo-Kremennaya.

South Front | # Traduzido em português do Brasil | Ver Vídeo (em inglês)

Bakhmut continua sendo o campo de batalha mais difícil para os militares ucranianos.

Nos últimos dias, os principais esforços de Wagner se concentraram em avançar para o norte da cidade. A luta continua na periferia norte de Khromovo, onde as unidades ucranianas estão defendendo ferozmente a última estrada usada pelo agrupamento ucraniano em Bakhmut. O controle russo de Khromovo marcará o fechamento completo da armadilha.

Os combatentes de Wagner estão expandindo seu controle nas áreas a oeste da cidade, o que garantirá o cerco do agrupamento ucraniano em Bakhmut. As batalhas estão acontecendo nos arredores da cidade de Bogdanovka. As forças russas ainda não entraram no assentamento. Enquanto isso, a batalha pela cidade de Orekhovo-Vasilyevka estourou depois que as forças de Wagner romperam a defesa ucraniana na área. As alturas dominantes perto da cidade supostamente ficaram sob controle russo. Ao mesmo tempo, as forças russas estão lutando nos arredores de Zaliznyansky.

Além disso, as unidades de Wagner estão se aproximando da última estrada para Bakhmut na direção sul. Nos arredores do sudoeste, as forças russas assumiram o controle de alguns trechos da estrada para Konstantinovka. A aldeia de Krasnoe permanece sob controle ucraniano.

O comando ucraniano está tentando contra-atacar transferindo reservas adicionais para a área. Um grande agrupamento ucraniano está supostamente concentrado em Chasov Yar, provavelmente se preparando para um grande contra-ataque. Pode ter como objetivo empurrar as tropas russas para trás de pelo menos um dos flancos ao redor de Bakhmut e impedir que as forças de Wagner do cerco operacional da cidade.

Na própria cidade, depois que os combatentes de Wagner assumiram o controle de todas as áreas da margem leste do rio Bakhmutka, eles cruzaram o rio e lançaram batalhas no distrito central da cidade.

Na parte norte de Bakhmut, as unidades de assalto Wagner já lançaram a operação de limpeza no território da Artemovsky Metalworking Plant (AZOM). A usina possui um extenso território e utilidades subterrâneas, onde a luta já está em andamento.

Há alguns avanços táticos dos combatentes de Wagner na zona sul da cidade. Eles estão se aproximando dos quarteirões do sudoeste. As ruínas do monumento ao Mig-5 localizado na rua Chaikovky ainda estão sob controle ucraniano.

Os militares ucranianos encontram-se em situação crítica e continuam tentando salvar as unidades mais treinadas, evacuando da cidade.

Porém, no campo público, o Kiev não abre mão da ideia de contra-atacar na área do Bakhmut quase totalmente cercado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana