quinta-feira, 16 de março de 2023

Drone abatido | Rússia promete responder 'proporcionalmente' a 'provocações' dos EUA

Moscovo diz que a derrubada de drones americanos destaca o aumento da coleta de informações na península anexada da Crimeia.

Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil

A intensificação da espionagem por drones americanos perto da Ucrânia pode levar a uma escalada e a Rússia responderá proporcionalmente a futuras operações de coleta de informações, disse o chefe de defesa de Moscou a seu colega americano.

Os comentários foram feitos em uma conversa por telefone na quarta-feira entre Sergei Shoigu e o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, depois que os Estados Unidos acusaram um caça russo Su-27 de colidir com um de seus drones de vigilância Reaper, forçando-o a cair no Mar Negro.

A Rússia negou ter derrubado deliberadamente o veículo aéreo não tripulado.

“Foi observado que os voos de drones letais estratégicos americanos na costa da Crimeia eram de natureza provocativa e criaram pré-condições para uma escalada da situação na zona do Mar Negro”, disse Shoigu em um comunicado do Ministério da Defesa.

“[A Rússia] não tem interesse em tal desenvolvimento, mas continuará respondendo proporcionalmente a todas as provocações.”

Foi o primeiro incidente militar desse tipo entre Moscou e Washington desde que o presidente Vladimir Putin enviou tropas à Ucrânia em fevereiro de 2022.

'Evitar erros de cálculo'

Shoigu observou “aumento das atividades de inteligência contra os interesses da Federação Russa” e “não conformidade com a zona de voo restrita” declarada por Moscou depois que sua campanha na Ucrânia levou ao incidente, disse o ministério.

Foi a primeira ligação entre Austin e Shoigu desde outubro, e o general Mark Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto, teve uma ligação semelhante com seu homólogo russo, general Valery Gerasimov.

“Levamos muito a sério qualquer potencial de escalada. E é por isso que acredito que é importante manter as linhas de comunicação abertas”, disse Austin em uma coletiva de imprensa do Pentágono. “Acho que é realmente importante podermos pegar o telefone e nos envolver. E acho que isso ajudará a evitar erros de cálculo daqui para frente.”

Os militares dos EUA disseram que abandonaram o MQ-9 Reaper da Força Aérea no mar depois que um caça russo supostamente derramou combustível no drone de vigilância e atingiu sua hélice enquanto voava no espaço aéreo internacional. Ele disse que estava trabalhando para desclassificar as imagens de vigilância do drone que mostrariam o acidente de terça-feira.

O fato de os principais líderes militares e de defesa dos EUA e da Rússia estarem conversando logo após o incidente destacou a seriedade do encontro no Mar Negro e que ambos os lados reconheceram a necessidade de conter os riscos de uma escalada.

'Riscos muito graves'

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, o contato entre os líderes militares americanos e russos foi limitado, com as autoridades russas se recusando a atender ligações militares dos EUA nos primeiros meses da guerra.

Austin e Milley disseram que o incidente não impediria os EUA de voar para onde a lei internacional permitir.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse a repórteres anteriormente que a Rússia declarou certas áreas do Mar Negro fora dos limites de qualquer tráfego aéreo durante o conflito na Ucrânia e sugeriu que os EUA estavam tentando provocar uma escalada por meio dos voos de vigilância.

O drone caiu perto da península ucraniana da Crimeia , que a Rússia tomou em 2014 e anexou ilegalmente.

“Quaisquer incidentes que possam provocar confronto entre as duas grandes potências – as duas maiores potências nucleares – representam riscos muito sérios”, disse Lavrov.

Al Jazeera com agências

Imagem: de vídeo em Al Jazeera

Sem comentários:

Mais lidas da semana