quinta-feira, 16 de março de 2023

A UE ESTÁ A ESVAZIAR OS ARSENAIS… PARA ENCHER OS ARSENAIS

Manlio Dinucci*

A União Europeia está envolvida no plano de apoio dos Estados Unidos à Ucrânia. Desenvolve sua produção de armamento exclusivamente para esse fim. Na verdade, ele se envolve na guerra contra a Federação Russa. No entanto, ela nunca debateu esse objetivo.

Os ministros da Defesa dos 27 países europeus, reunidos em Estocolmo, aprovaram o plano - apresentado por Josep Borrell, Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança - para "a compra conjunta de munições de grande calibre". O Ministro da Defesa ucraniano (enquanto a Ucrânia não faz parte da UE), que participou da reunião. Ele “explicou os requisitos militares da Ucrânia”. Borrell disse: "Estamos em tempos de guerra e temos que ter, desculpe dizer (sic), uma mentalidade de guerra." Em seguida, ilustrou o Plano, que prevê três fases:

1) Sacar projéteis de artilharia, em particular de 155 mm, das reservas dos estados membros da UE e fornecê-los imediatamente à Ucrânia. O dinheiro provém do fundo “European Peace Facility” (EPF), que já destinou 3,6 mil milhões de euros para o efeito (pagos por cidadãos europeus).

2) Alcançar um Acordo entre os 27 Estados Membros da UE para a compra conjunta de projéteis de 155 mm (pela Agência de Defesa da UE, ndt), assinando os primeiros contratos por um período de sete anos. Esta é uma “ordem maciça” tanto para programar e aumentar as reservas nacionais quanto para garantir o abastecimento da Ucrânia.

3) Assegurar o aumento a longo prazo da produção de munições na Europa, apoiando a indústria de defesa para garantir o abastecimento à Ucrânia a longo prazo. (A UE planeja fornecer cerca de um milhão de projéteis de artilharia).

Borrell comunicou ainda que “até o final de março, nossa Missão de Assistência Militar terá treinado mais de 11.000 soldados ucranianos. Até o final do ano, esperamos ter formado 30 mil”. Para apoio à Ucrânia, a UE alocou 18 bilhões de euros (ainda pagos por cidadãos europeus).

Josep Borrell resumiu o objetivo do Plano com estas palavras: “Para ganhar a paz, a Ucrânia deve ganhar a guerra. E é por isso que devemos continuar a apoiar a Ucrânia: para conquistar a paz”. A União Europeia está, portanto, indo abertamente à guerra contra a Rússia como parte da sempre perigosa estratégia EUA-OTAN.

Em Moscou, o assassinato de Konstantin Malofeev, diretor administrativo do grupo Tsargrad, foi frustrado. Este é o mesmo tipo de ataque com uma bomba plantada sob o carro como aquele pelo qual a jornalista Daria Douguine foi assassinada em agosto de 2022. Faz parte de uma série de ataques terroristas contra jornalistas e funcionários da mídia russa, perpetrados pelo Serviços secretos ucranianos sob a direção dos EUA e da OTAN.

Breve resumo do programa de sexta-feira dia 10 de março de 2023, Grandangolo , no canal de televisão italiano Byoblu.

Manlio Dinucci* | Voltairenet.org | Tradução M.A.

* Geógrafo e cientista geopolítico. Último livro publicado: Guerra Nuclear. Um dia antes , Delga (2021).

Sem comentários:

Mais lidas da semana