sábado, 25 de março de 2023

Próximo fórum de negócios russo-indiano desacredita notícias falsas sobre seus laços

Andrew Korybko* | Substack | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Muito claramente, a expansão abrangente dos laços econômicos entre a Rússia e a China está sendo equilibrada pela expansão abrangente dos mesmos entre a Rússia e a Índia, o que desacredita as narrativas complementares de guerra de informação, alegando que cada um se tornou vassalo do outro na semana passada. A Índia não se submeteu a se tornar a dos EUA nem a Rússia se submeteu a se tornar da China, caso contrário, eles não teriam planejado o evento da próxima semana.

A solidificação da Entente Sino-Russo após a última viagem do presidente Xi a Moscou gerou uma enxurrada de narrativas de guerra de informação contra a Parceria Estratégica Russo-Indiana de décadas. Na expectativa desse resultado geoestratégico, os EUA começaram a fabricar artificialmente a falsa narrativa desde meados de março, alegando que a Índia é sua aliada contra a China, com a intenção de retratar erroneamente aquela Grande Potência do Sul da Ásia como tendo se submetido a se tornar vassalo de Washington.

Isso foi seguido pelo giro que foi dado à viagem do primeiro-ministro japonês Kishida a Delhi na mesma época que a do presidente Xi a Moscou, o que contribuiu para a narrativa mencionada ao tentar reforçar essa percepção factualmente falsa. E, finalmente, o resultado descrito anteriormente da visita do líder chinês à Rússia foi então maliciosamente mal interpretado pela intelectualidade liberal globalista da Índia, alinhada com os EUA, para espalhar o medo de que Moscou havia se submetido a se tornar vassalo de Pequim.

Essa última dimensão desta última campanha de guerra de informação de dividir para reinar contra a Índia levou o embaixador russo Denis Alipov a twittar que “Profusão de análises nos dias de hoje sobre os resultados da visita de Xi Jinping à Rússia. A impressão de que vários especialistas indianos respeitáveis quase sonham com os laços Rússia-China prejudicando o alinhamento estratégico Rússia-Índia. Um exemplo de pensamento positivo!” Basta olhar para o próximo Fórum Empresarial Russo-Indiano para ver como suas palavras soam verdadeiras.

No mesmo dia em que seu tweet esclareceu que as relações russo-indianas não seriam afetadas pelo fortalecimento das relações russo-chinesas, foi relatado que o evento da próxima semana em Nova Délhi buscará aumentar astronomicamente o comércio desses dois de um já histórico $ 31 bilhões no ano passado para US$ 50 bilhões este ano. Essas ambições provam que ambos os lados estão fazendo o possível para cumprir o desejo da Índia no final do ano passado de aumentar suas exportações para a Rússia em cinco vezes, a fim de obter esse resultado.

Muito claramente, a expansão abrangente dos laços econômicos entre a Rússia e a China está sendo equilibrada pela expansão abrangente dos mesmos entre a Rússia e a Índia, o que desacredita as narrativas complementares de guerra de informação, alegando que cada um se tornou vassalo do outro na semana passada. A Índia não se submeteu a se tornar a dos EUA nem a Rússia se submeteu a se tornar da China, caso contrário, eles não teriam planejado o evento da próxima semana, muito menos continuariam com isso, como inevitavelmente acontecerá.

Aqueles que alegam falsamente, após o conhecimento de seu próximo fórum de negócios, que um ou ambos são hoje vassalos de uma ou outra superpotência, estão, portanto, vomitando desinformação deliberadamente com o objetivo de enganar seu público-alvo. Não será surpreendente se a maioria dessas mesmas forças por trás da última campanha continuarem a fazê-lo, pois é óbvio que eles têm uma agenda que deve continuar avançando, apesar de terem acabado de ser expostos pelo Embaixador Alipov.

*Andrew Korybko -- Analista político americano especializado na transição sistêmica global para a multipolaridade

Sem comentários:

Mais lidas da semana