terça-feira, 23 de maio de 2023

PERDAS CRESCEM ENQUANTO KIEV TENTA AO MÁXIMO ESCONDÊ-LAS

Após pesadas batalhas prolongadas, a cidade de Bakhmut ficou sob total controle russo. A operação de limpeza destinada a destruir os últimos militares ucranianos que podem estar escondidos nas ruínas está em andamento. A desminagem da cidade já começou.

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Em 25 de maio, o PMC Wagner entregará a defesa de Bakhmut às unidades da Operação do Ministério da Rússia.

A cidade de Artyomovsk, originalmente nomeada em homenagem a um estadista soviético, mas renomeada pelos nacionalistas ucranianos para Bakhmut, foi libertada em 20 de maio; exatamente um ano depois que a notória guarnição ucraniana em Azovstal se rendeu e os militares russos reivindicaram o controle total de outra "fortaleza" ucraniana, Mariupol.

Como em 2022, Kiev não se apressa em admitir sua derrota. Na mídia ucraniana e no MSM, a guarnição ucraniana em Azovstal estava lutando muito depois de realmente se render na realidade. Este também foi o caso de todas as grandes derrotas ucranianas no Donbass e em outras regiões. Assim, não é surpresa que Kiev tente ao máximo esconder a verdade sobre Bakhmut por cerca de uma semana.

Enquanto as bandeiras russa e Wagner eram hasteadas sobre a cidade e os militares ucranianos que sobreviveram no moedor de carne filmavam animadamente sua retirada, Zelensky orgulhosamente declarou a seus parceiros em Hiroshima: "Os militares ucranianos ainda estão em Bakhmut. Eles estão realizando uma tarefa muito importante." "Não vou dizer exatamente onde eles estão", acrescentou Zelensky.

Em resposta, o chefe da PMC Wagner, Yevgeny Prigozhin, esclareceu que o último militar ucraniano em Bakhmut foi morto a tiros por volta do meio-dia de 21 de maio, quando tentava escapar vestido de mulher. Os combatentes Wagner pararam de fazer prisioneiros, por isso as ruas da cidade estão cobertas por cadáveres de militares ucranianos mortos; mas nem mesmo um deles ainda está vivo lutando por Bakhmut.

Enquanto Zelensky faz seu trabalho, interpretando o palhaço vestido com uniformes militares para criar uma imagem necessária para o MSM, os militares ucranianos continuam sofrendo perdas, inclusive com os ataques diários de precisão russos.

Mísseis e UAVs russos voltaram a atingir os militares ucranianos em todo o país durante toda a noite.

As primeiras explosões ocorreram na região de Kharkiv, onde, segundo dados preliminares, a sede do batalhão nazista Kraken foi destruída.

Além disso, explosões ocorreram nas regiões de Odessa, Zaporozhye e Mykolaiv.

O ataque russo mais maciço teve como alvo a cidade de Dnipro. Cerca de 20 explosões foram relatadas, incluindo na área da fábrica de Yuzhmash. Um incêndio de grandes proporções deflagrou nos arredores da cidade. As detonações secundárias continuam desde o início da manhã. Moradores da região também relataram perda temporária de energia elétrica e abastecimento de água. As autoridades locais confirmaram os danos em um empreendimento, sem revelar qual era o verdadeiro alvo.

O regime de Kiev tradicionalmente esconde suas perdas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana