terça-feira, 5 de setembro de 2023

Putin diz que russofobia e neonazismo já são norma na Ucrânia e nos Estados Báltico

MOSCOU (Sputnik) – O líder russo observou nesta terça-feira que o país enfrenta descendentes ideológicos de criminosos nazistas na Ucrânia, enfatizando que eles são o verdadeiro inimigo da Rússia, e não o povo comum aterrorizado pelos radicais.

# Traduzido em português do Brasil

“Novos significados, desafios da época mostram claramente que o nazismo foi derrotado em 1945, mas, infelizmente, não foi eliminado: manifesta-se novamente na mesma russofobia ou anti-semitismo. Os Estados bálticos, e na Ucrânia, em geral, tornaram-se a norma, como se não houvesse Nuremberga", disse Putin numa reunião do Comité Organizador da Vitória Russa.

Putin acrescentou que a história começou a ser usada “como uma arma de luta ideológica”.

Ao longo dos anos, o regime ucraniano declarou os colaboradores nazistas na Segunda Guerra Mundial como “heróis da Ucrânia”, batizando ruas com seus nomes e abrindo monumentos aos criminosos de guerra. Ao mesmo tempo, numerosos grupos paramilitares apoiados por Kiev têm brandido abertamente símbolos neonazis , enquanto os políticos ucranianos manifestaram o seu apoio à mais severa discriminação contra todos os que se recusaram a apoiar tais políticas.

Imagem: © Sputnik/Михаил Климентьев/ mediabank

Ler/Ver em Sputnik:

Ucrânia matou residentes de Izyum com munições cluster, dados coletados pela HRW mostram

Fabricante de armas finlandês pondera realocar parcialmente a produção para a Ucrânia – Relatório

Operação Militar Especial da Rússia na Ucrânia: como está progredindo - Assistir

Sem comentários:

Mais lidas da semana