domingo, 22 de janeiro de 2023

Suécia defendeu de forma repugnante queima do Alcorão como liberdade de expressão

Suécia defendeu de forma repugnante a queima do Alcorão como uma expressão integral da liberdade de expressão

Andrew Korybko* | Substack | # Traduzido em português do Brasil

O porta-voz da polícia sueca, Ola Osterling, foi citado pela mídia local dizendo que “as leis constitucionais da Suécia dão forte proteção e você precisa julgar que o valor de poder se manifestar e a liberdade de expressão é extremamente importante”, enquanto o ministro das Relações Exteriores, Tobias Billstrom disse que seria "extremamente impróprio" da parte dele impedir as pessoas de queimar o Alcorão. Essas declarações oficiais confirmam que o discurso de ódio islamofóbico é parte integrante dos valores ocidentais.

A Suécia é considerada pela maioria dos ocidentais como personificando perfeitamente os valores supostamente “democráticos” e “humanitários” proselitizados em todo o mundo pelo Golden Billion do Ocidente liderado pelos EUA , mas as autoridades desse país nórdico apenas desacreditaram todo o poder brando desse bloco de fato da Nova Guerra Fria . Eles defenderam repugnantemente a queima do Alcorão como uma expressão integral da liberdade de expressão, declarando que ficarão parados enquanto um infame islamofóbico faz exatamente isso do lado de fora da embaixada turca no sábado.

O porta-voz da polícia sueca, Ola Osterling, foi citado pela mídia local dizendo que “as leis constitucionais da Suécia dão forte proteção e você precisa julgar que o valor de poder se manifestar e a liberdade de expressão é extremamente importante”, enquanto o ministro das Relações Exteriores, Tobias Billstrom disse que seria "extremamente impróprio" da parte dele impedir as pessoas de queimar o Alcorão. Essas declarações oficiais confirmam que o discurso de ódio islamofóbico é parte integrante dos valores ocidentais.

O presidente russo, Vladimir Putin, por outro lado, é totalmente contra essa manipulação pós-moderna distorcida da “liberdade de expressão”. Aqui está o que ele disse durante uma coletiva de imprensa em dezembro de 2021 : “Mas por que ofender o Profeta Muhammad? Isso é um ato de liberdade artística? Eu não penso assim. Isso é uma violação da liberdade de culto, que ofende os direitos das pessoas que praticam o Islã, o que leva a outras manifestações ainda mais radicais e extremistas”.

ARMAS WUNDERWAFFE DE ZELENSKY -- Declan Hayes

A guerra ucraniana está em seu jogo final. O xeque-mate está próximo, escreve Declan Hayes.

Declan Hayes | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

20 de março de 1945. Com Berlim em perigo crítico, o Führer escolhe o general Gotthard Heinrici para substituir Heinrich Himmler como chefe do Grupo de Exércitos Vístula. A missão de Heinrici é defender Berlim, que agora está chegando perto do fogo de artilharia do Exército Vermelho, e dar início à retirada de Zhukov de volta a Bakhmut, Moscou e Crimeia, de modo a dar a Hitler tempo para trazer sua wunderwaffe , suas armas maravilhosas. , na briga.

Embora Heinrici saiba que esses aviões a jato, juntamente com os sistemas V1 , V2 e V3 são muito pouco e muito tarde, como oficial prussiano, ele fará o que for ordenado e tentará impedir, pelo tempo que puder, os 1.500.000 soldados de Zhukov com seu exército de 100.000.000 de soldados em Seelow Heights . Heinrici, o maior estrategista de defesa do Reich, não tem ilusões sobre como esta batalha ou esta guerra terminará.

Final de janeiro de 2023. Com o reduto ucraniano do Reich em perigo crítico, o rei da comédia de Kiev ordena que suas tropas restantes partam para a ofensiva e expulsem Gerasimov de Bakhmut e de volta para Moscou e Crimeia. Os amigos da OTAN de Zelensky declaram que armas milagrosas estão a caminho, veículos de transporte de pessoal Bradley e sistemas avançados de defesa aérea que os recrutas infantis de Zelensky não têm ideia de como operar ou manter.

Embora seus generais e suas tropas veteranas restantes saibam que Zelensky está falando besteira, como Heinrici, eles farão o que foi ordenado, desobedecer significa morte instantânea nas mãos da SBU não apenas para eles, mas também para suas famílias. É o que diz o oficial aposentado do Exército dos EUA, Douglas Macgregor , que é um dos poucos ex-comandantes da OTAN, que constantemente falam com bom senso sobre a Ucrânia.

Embora os pronunciamentos de todos os atuais e antigos agentes da OTAN devam ser tomados com uma grande dose de sais de Soledar, quando essas declarações são consistentes e, quando suas análises se comparam com a realidade, em oposição aos mundos de fantasia de Hitler e Zelensky, então nós devemos ouvir.

LAGARDE-UE: INCAPACIDADE DA SERVA DOS EUA ATIRA DESCULPAS PARA A CHINA

Lagarde tenta passar a responsabilidade da incapacidade de lidar com as dificuldades económicas da UE para a China

Lu Xue* | Global Times | opinião | # Traduzido em português do Brasil

A decisão da China de mudar sua política COVID-19 e reabrir sua economia aumentará a inflação na Europa, já que ambos competem por mais energia, disse Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, durante um painel em Davos na sexta-feira, segundo a CNBC. 

É surpreendente ver que um economista como Lagarde começou a falar sobre a economia do ponto de vista da política. Ela deve saber se a inflação recorde da UE tem algo a ver com a China. Seu ponto de vista não é tanto uma análise econômica quanto um exagero político, e acredita-se que ela mesma não acredite nessa lógica, disse Yang Xiyu, pesquisador sênior do Instituto de Estudos Internacionais da China, ao Global Times.

Alguns observadores dizem que, até certo ponto, Lagarde está tentando armar e politizar as questões econômicas, em uma tentativa de atender ao politicamente correto dos EUA e de alguns países ocidentais para desacreditar a imagem da China por meio de vários tópicos. Tal intenção é inadequada.

Existem lacunas óbvias nesta narrativa. De acordo com a lógica de Lagarde, se a China continuasse com sua dinâmica política zero-COVID, a alta inflação da Europa desapareceria? A raiz do aumento da inflação na UE não é se a economia chinesa desacelera ou aumenta. Antes de a China otimizar sua política COVID-19 em dezembro, a Europa já havia sido atingida pela inflação alta de 41 anos. Isso prova ainda mais que a alta inflação na Europa não tem nada a ver com a economia chinesa.

Em vez disso, o gatilho fundamental dos preços em alta na Europa são as contradições estruturais da economia europeia. Os problemas estruturais remanescentes da crise financeira de 2008 e da crise da dívida europeia estão longe de serem sanados. 

Além disso, fatores como as rodadas de QE de Washington, o conflito em curso entre a Rússia e a Ucrânia, bem como a pandemia de coronavírus, intensificaram as contradições estruturais da Europa. Pode-se concluir que a alta inflação da UE não se acumulou em um curto período de tempo.

A JUSTIÇA IMPERIALISTA DESFAZ-SE

Thierry Meyssan*

Tanto em tempos de paz como em tempos de guerra, o domínio ocidental sobre o resto do mundo, tal como o dos Estados Unidos sobre os seus aliados, passa pela instrumentalização do Direito. Assim, os Tribunais internacionais não procuram de forma alguma prestar justiça, mas apenas confirmar a ordem mundial e castigar aqueles que a contestam. O Direito norte-americano e o Direito europeu servem também para forçar o resto do mundo a obedecer às políticas de Washington e de Bruxelas. Ora, este sistema começa a fraquejar.

Depois da dissolução da União Soviética, os Ocidentais utilizam os tribunais internacionais e a Justiça norte-americana para impor a sua lei. Eles mandam condenar aqueles que combatem e nunca julgam os seus próprios criminosos. Esta concepção de justiça tornou-se o exemplo absoluto da sua política de « dois pesos e duas medidas ». Ora, o enfraquecimento da dominação ocidental desde a vitória da Rússia na Síria e mais ainda desde a guerra na Ucrânia começa a ter repercussões sobre este sistema.

O FIM DA DOMINAÇÃO OCIDENTAL COMEÇOU EM 2016

Em 5 de Maio de 2016, o Presidente Vladimir Putin proclamava a vitória da civilização sobre a barbárie, ou seja, da Síria e da Rússia sobre os jiadistas armados e apoiados pelo Ocidente. Ele organizou um concerto sinfónico televisionado nas ruínas de Palmira, a antiga cidade onde a rainha Zenobia fizera coabitar em harmonia todas as religiões. Simbolicamente, este concerto da Orquestra Mariinsky de São Petersburgo foi intitulado: « Oração pela Paz ». Aí, o Sr. Putin discursou por videoconferência.

Os povos ocidentais não compreenderam aquilo que se passava porque não tinham consciência que os jiadistas eram apenas marionetas dos seus Serviços Secretos. A seus olhos, e sobretudo desde os atentados do 11-de-Setembro, eles eram os inimigos. Não percebiam que os danos dos jiadistas provocados nos seus países, e no resto do mundo, não eram da mesma magnitude. A título de exemplo, os atentados de 11 de Setembro de 2011 —atribuídos contra toda a lógica aos jiadistas— causaram 2. 977 mortos, enquanto o Daesh (E.I.) matou centenas de milhar de árabes e de africanos.

O FIM DA INSTRUMENTALIZAÇÃO DA JUSTIÇA INTERNACIONAL

O processo judicial que começou em Haia, em 2011, de um dirigente africano derrubado pelos Ocidentais mudou de tom após o concerto de Palmira. Lembremos os factos : em 2000, Laurent Gbagbo foi eleito Presidente da Costa do Marfim. O homem era o candidato dos Estados Unidos. Primeiro, ele instaura um regime autoritário favorecendo certas etnias em detrimento de outras. Depois, dá-se conta que não faz mais do que enriquecer graças ao seu aliado e decide-se a servir o seu país. De imediato, os Estados Unidos e a França fomentam uma rebelião contra ele, argumentando com os próprios erros que eles o haviam feito cometer. Finalmente, após a intervenção das Nações Unidas, o Exército francês derruba em 2011 o Presidente Gbagbo, e instala o Presidente Alassane Ouattara, um amigo pessoal do Presidente francês Nicolas Sarkozy. O deposto Gbagbo é preso a fim de ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional por « genocídio ». No entanto, este Tribunal vendo o vento mudar internacionalmente, jamais conseguirá estabelecer os factos. Em 2019, absolve Laurent Gbagbo, depois no apelo, em 2020. A seguir, vê-se a presença francesa recuar inexoravelmente em África.

O Tribunal Penal Internacional, contrariamente ao projecto dos seus fundadores, tornou-se um instrumento de domínio condenando apenas nacionalistas africanos. Jamais investigou os crimes de presidentes norte-americanos, primeiros-ministros britânicos ou presidentes franceses. O seu carácter parcial ao serviço do imperialismo manifestou-se quando o seu Procurador, Luis Moreno Ocampo, falsamente alegou ter detido Saif al-Islam Gaddafi a fim de desencorajar os Líbios a resistir à guerra ilegal da OTAN.

Sahara Ocidental | Qatar e Marrocos implicados no escândalo do Parlamento Europeu

porunsaharalibre

euronews.com.- O advogado do antigo deputado europeu Pier Antonio Panzeri confirmou na quarta-feira o envolvimento do Qatar e de Marrocos no escândalo de corrupção no Parlamento Europeu, mas negou que o seu cliente fosse o único líder no esquema.

O Sr. Panzeri confessou ter participado activamente em actos de corrupção em relação ao Qatar e a Marrocos e, portanto, ter sido corrupto e ter subornado outros”, disse o seu advogado, Laurent Kennes, numa entrevista à Euronews.

No entanto, recusou-se a confirmar se estão envolvidos mais países estrangeiros e argumentou que se mantém calado sobre isso para “permitir que a investigação avance”.

“Todos sabem que estamos a falar de um caso que envolve o Qatar e Marrocos. Se existirem outros países, a investigação deve poder avançar sem que tudo seja revelado à imprensa. E a isso chama-se sigilo de investigação”, disse o advogado.

O Ministério Público Federal belga anunciou na terça-feira que Panzeri, um socialista italiano que cumpriu três mandatos no Parlamento Europeu, tinha assinado um “acordo de arrependimento” e prometeu partilhar informações “substanciais e reveladoras” sobre o esquema de suborno em troca de uma pena menor.

Quatro pessoas, incluindo Panzeri, foram detidas e acusadas no âmbito da investigação sobre “grandes somas de dinheiro” pagas por um país que até agora só tinha sido oficialmente identificado como um Estado do Golfo Pérsico, e que foi agora confirmado como sendo o Qatar, com o objectivo de influenciar a formulação de políticas da UE.

Tanto o Qatar como Marrocos, que surgiu nas últimas semanas como outra possível parte implicada, negam as alegações.

África | BURKINA FASO EXIGE SAÍDA DE TROPAS FRANCESAS - relatório

Burkina Faso, governado por militares, suspende acordo com a França e ordena que as tropas saiam dentro de um mês, relata a mídia estatal.

Al Jazeera, com agências | # Traduzido em português do Brasil

O governo militar de Burkina Faso ordenou que as tropas francesas estacionadas no país da África Ocidental saiam dentro de um mês.

A decisão, anunciada pela Agence d'Information du Burkina (AIB) no sábado, é o mais recente sinal de deterioração das relações entre a França e sua ex-colônia desde um segundo golpe militar em setembro do ano passado.

A AIB disse que o governo militar suspendeu na quarta-feira um acordo militar de 2018 que permitia a presença de tropas francesas no país.

Não houve comentários imediatos de Paris.

Uma fonte próxima aos militares de Burkina Faso disse à agência de notícias AFP que Ouagadougou não estava rompendo relações com a França e que a “notificação diz respeito apenas a acordos de cooperação militar”.

A França tem cerca de 400 soldados das forças especiais estacionados em Burkina Faso, que luta contra grupos afiliados à Al-Qaeda e ao ISIL (ISIS).

Angola | UM POLÍCIA ALARGADO NA ÁFRICA AUSTRAL – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A política à angolana está constantemente a surpreender-me, apesar de estar vacinado contra surpresas, desde que vi um porco andar de bicicleta e, anos mais tarde, uma bicicleta andando de porco. Nas últimas eleições fiquei siderado com os números da abstenção que, somados aos brancos e nulos, deram a grande a maioria do eleitorado. O MPLA colocado na situação de sozinho contra todos não convenceu uma parte importante do seu eleitorado.

Quanto aos brancos e nulos, a perplexidade é ainda maior. Não devem ter lido o programa do MPLA. Ninguém se dá ao trabalho de ir às assembleias de voto e depois anular o papelinho ou ninguém escolher, se soubesse que o Programa de Governo do MPLA assentava em sete pontos fundamentais.

Primeiro, consolidar a Paz e o Estado Democrático de Direito. Prosseguir com a Reforma da Justiça, da Administração Pública, da Comunicações Social, da Liberdade de Expressão e da sociedade Civil.

Segundo, promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso do território.

Terceiro, desenvolvimento do capital humano ampliando o acesso aos serviços de Saúde, ao conhecimento e habilidades técnicas e científicas, promover a cultura e estimular o empreendedorismo e a inovação

Quarto, reduzir as desigualdades sociais, erradicando a fome e a pobreza extrema, promovendo a igualdade de género e solucionando os desafios multidimensionais e transversais à elevação da qualidade de vida das populações

Quinto, preservar o Ambiente e, ao mesmo tempo, modernizar e tornar eficientes as infra-estruturas do país.

Sexto, assegurar a estabilidade macroeconómica e apoiar o sector empresarial para acelerar a diversificação da economia.

Sétimo e último, assegurar a defesa da soberania, da integridade territorial e da segurança nacional e promover a imagem e o papel de Angla no contexto regional e internacional.

Um programa destes tinha de ser plebiscitado por uma maioria absolutíssima de eleitores. O qual não! No dia 24 de Agosto, com mais alguns milhões de eleitores do que em 2017, a abstenção foi de 55,8 por cento. Na eleição que ditou a primeira eleição de João Lourenço, a abstenção foi apenas de 23,5 por cento, quase metade. Alguém fez as contas? Não se assustem!

África do Sul vai realizar exercícios militares conjuntos com a Rússia e a China

Conforme o JM Online noticiou, através de uma crónica do nosso correspondente em Joanesburgo, José Luís da Silva, o exército sul-africano anunciou hoje que irá realizar exercícios militares conjuntos com a Rússia e a China em fevereiro, com o objetivo de "reforçar” as relações crescentes entre os três países.

"Como forma de reforçar as já florescentes relações entre a África do Sul, Rússia e China, um exercício marítimo multinacional entre os três países, denominado 'Mosi', terá lugar nas zonas de Durban e da baía de Richards, na província de Kwa-Zulu Natal, entre 17 e 27 de fevereiro de 2023", afirmou o Exército num comunicado.

Numa declaração publicada na sua conta da rede social Twitter afirmou que "será a segunda vez que tais exercícios envolvendo as três forças navais se realizarão, após a primeira realizada em novembro de 2019 na Cidade do Cabo, África do Sul".

"Os coordenadores de manobras concluíram todas as disposições de coordenação e preparação necessárias para estas manobras através de conferências virtuais de planeamento realizadas no início de dezembro de 2022", especificou.

A este respeito, indicou que 350 militares sul-africanos participarão nas manobras "ao lado de homólogos russos e chineses" para "partilhar capacidades operacionais e conhecimentos".

A África do Sul, um dos países do continente africano que se recusou a tomar posição sobre a invasão russa da Ucrânia, assumiu a presidência rotativa do grupo BRICS, que também inclui o Brasil, Rússia, Índia e China, em dezembro de 2022.

Jornal da Madeira | Lusa | Imagem: Shutterstock

675 milhões | "Segredos" covid comprados por Portugal escondidos dos portugueses


 O fim da picada

Joana Amaral Dias* | Diário de Notícias | opinião

A DGS diz que a compra das inoculações covid está sob investigação e por isso não revela os respectivos contratos, no valor de 675 milhões. O jornalista Pedro Almeida Vieira requereu ao Ministério da Saúde a divulgação desses documentos, o caso seguiu para o Tribunal Administrativo de Lisboa mas agora, perante a intimação, Graça Freitas diz que há uma auditoria aos procedimentos e que existem cláusulas secretas que não podem ser reveladas. Será que a Justiça vai nessa cantiga ou o dinheiro dos contribuintes - que pagaram duas vezes estes produtos (para se desenvolver a investigação e depois na aquisição), - é nosso, é de todos, logo, deve ser alvo de transparência e escrutínio?!

A cessante directora não explica que irregularidades estão em causa e quem mandatou a investigação. Espera-se é que não se trate de mais um truque obscurantista das autoridades.

Apesar da obrigatoriedade na lei portuguesa de colocar todos os contratos públicos no Portal Base, o ofício de Graça Freitas - agora condecorada - alega que além da auditoria existem obrigações contratuais pelos estados-membros da UE que impedem que seja facultado o acesso à informação pretendida, posto que as compras foram centralizadas.

Acontece que os contratos assinados entre a Comissão Europeia e as farmacêuticas estão afogados em polémica noutros países. Mais.

Em Setembro, o tribunal de Contas Europeu divulgou um relatório acusando a Comissão de se recusar a revelar os termos das negociações com a Pfizer, não disponibilizando os registos das discussões com a farmacêutica, quer sob a forma de actas, nomes de peritos consultados, termos acordados. No mesmo sentido foram as acusações do provedor de justiça europeu e as do promotor público europeu que tem poderes legais e abriu uma investigação aos contratos.

Agora, já em Janeiro, o comité covid do Parlamento Europeu decidiu convocar Von der Leyen a depor sobre o contrato feito com a Pfizer à porta fechada e por SMS privadas com o respectivo director executivo Albert Bourla. Será que a baronesa que, a propósito do Qatargate e outros casos, tanto apregoa o combate à corrupção, vai recusar-se a depor?

De resto, a narrativa oficial covid continua a ruir como castelo de areia. Em muitos órgãos de comunicação social mainstream, como a CNN EUA ou a BBC RU, já se discute abertamente a fraude na classificação "óbitos de covid" (indiferenciada de mortes com covid), a mortalidade excessiva e as reacçoes adversas.

Também os Twitter Files continuam a rolar sem que a generalidade dos media portugueses revelem o mais pálido interesse. Há já provas que foram as farmacêuticas a escolher quem devia ser censurado nas redes sociais - bastaria um e-mail para o conseguir. Entretanto, também se soube que falsos médicos relataram experiências covid extremas, apelando a medidas drásticas, manipulando opinião pública e publicada.

Perante todo este quadro de miséria, resta perguntar de que estão à espera os demais órgãos de comunicação social em Portugal. Ou a nossa Justiça? E o Assembleia da República aguarda o quê para cumprir as suas funções e exigir prestação de contas? O último grito das crises de Saúde Pública? Que chegue a próxima?

*Psicóloga clínica. Escreve de acordo com a antiga ortografia

PORTUGAL NA ROTA DO FASCISMO COM A PSEUDO ESQUERDA A COLABORAR

Sondagem mostra que maioria absoluta do PS esfumou-se, PSD também perde, Chega ganha força

Um ano depois das legislativas, o Bloco Central apresenta sinais de desgaste, a Direita deixa a Esquerda a sete pontos de distância, e os liberais multiplicam resultado por dois.

Um ano depois das últimas legislativas, o PS de António Costa voltaria a vencer umas eleições, mas longe da maioria absoluta (27,1%). Não conseguiria sequer liderar uma maioria parlamentar à Esquerda, porque ela desaparece. De acordo com a sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF, o PSD de Luís Montenegro não consegue afirmar-se como alternativa (25,1%). A Direita teria primazia, mas à custa do crescimento de Chega (12,9%) e Iniciativa Liberal (9,5%). O BE também recupera, mas pouco (6,6%), enquanto a CDU parece estagnada (4,8%). Livre (3,4%) e PAN (3,1%) deixariam de ser partidos de deputado único. E o CDS continuaria fora do Parlamento.

O exercício é virtual. Uma sondagem é um retrato do momento, sempre com imperfeiçoes, não é uma eleição. Ainda assim, mesmo os mais desconfiados serão obrigados a reconhecer que a que foi realizada pela Aximage, entre 10 e 14 de janeiro, parece confirmar muitas das leituras que se têm ouvido a comentadores e politólogos, e até ao presidente da República, nos últimos meses: primeiro, o desgaste do PS, minado por sucessivos escândalos; segundo, a incapacidade do PSD de se apresentar como uma alternativa forte; terceiro, a polarização que desfaz o centro, premiando os radicais de Direita. Vamos por partes.

O desgaste do PS

Quando se compara o que aconteceu há um ano com o que se projeta para este, a primeira conclusão é que os socialistas desbarataram a sua maioria absoluta. Seja pela conjuntura externa (o aumento do custo de vida), seja pela sua autofagia (a sucessão de escândalos e demissões no Governo), a avaliação positiva de António Costa é coisa do passado. E o PS pagaria a fatura, se os portugueses fossem de novo chamados às urnas (o presidente da República já deixou claro que não serão): perde 14 pontos relativamente às últimas legislativas e sete quando se compara com a sondagem de outubro passado.

O chamado "povo de Esquerda" poderia ser levado a pensar que isso seria uma coisa boa. O PS seria de novo obrigado a governar à Esquerda. Ou melhor dito, a negociar orçamentos do Estado com a Esquerda. O problema é que a sondagem também mostra que a geringonça seria insuficiente. Foi na sondagem de outubro passado que o conjunto da Direita ultrapassou pela primeira vez a Esquerda. Um ano depois das legislativas, PS, BE, CDU e Livre teriam em conjunto menos dez pontos percentuais e ficariam longe de conseguir controlar o Parlamento (41,9%).

Isto porque as perdas socialistas não revertem para os outros três potenciais parceiros. É verdade que, quando se analisa o mapa de transferência de voto, o BE ganha alguma coisa com o descalabro do PS. Mas os bloquistas crescem apenas dois pontos face a 2022. Tanto quanto o Livre de Rui Tavares, ainda que neste caso dois pontos tenham outro peso (quase triplicaria o seu valor no mercado eleitoral). Quanto aos comunistas, a troca de Jerónimo de Sousa por Paulo Raimundo não teve efeitos: mais meio ponto do que há um ano continua a ser um resultado difícil de engolir.

A incapacidade do PSD

Marcelo Rebelo de Sousa já foi um presidente mais popular. Mas a sua capacidade de analisar a vida política em termos que toda a gente compreende não se perdeu. Tendo em conta os resultados desta sondagem, é impossível não a associar às reflexões do presidente, quando, confrontado com a avalanche de escândalos, recusou demitir o Governo, dissolver o Parlamento e forçar eleições antecipadas. Como disse, no mesmo que tom de analista que o tornou famoso nas televisões, não era provável que "surgisse uma alternativa evidente, forte e imediata". Traduzindo: o PSD não chega lá.

A prova dos nove fica feita. O PSD de Luís Montenegro não só não consegue aproveitar o trambolhão socialista, como troca o passo: se hoje houvesse eleições, perderia quatro pontos relativamente às última legislativas, delapidando os ganhos que conseguiu nesse intervalo (perde seis pontos face à sondagem de outubro passado). Um resultado em linha com outros indicadores do barómetro: não só perde a liderança da Oposição e da Direita para André Ventura, como, na avaliação aos vários líderes partidários, Montenegro é o segundo que mais perde (depois de Costa), registando um saldo negativo de 18 pontos.

Recorde-se uma outra fase de Marcelo, dita no mesmo contexto: "Imagine que o presidente da República usa a arma atómica e que o povo português confirma o partido no Governo, com maioria absoluta ou sem maioria absoluta. Já viu a posição em que deixava o presidente da República?". Já não é preciso imaginar. Mesmo que esta seja, como já se disse, uma escolha virtual.

O Centro a perder peso

É um fenómeno comum a várias democracias europeias e ocidentais. Com a vida política polarizada, os partidos tradicionais de centro-esquerda e centro-direita perdem preponderância, em favor de propostas mais populistas, radicais ou de rutura com o status quo. E, em vários casos, até da extrema-direita. É isso que mostra esta sondagem.

Quando se somam os resultados do PS e do PSD, os partidos que lideraram todos os governos, desde que a democracia portuguesa encontrou um rumo de estabilidade, a sua degradação é evidente. Nas legislativas do ano passado, os dois partidos somaram 69% dos votos (e mais de dois terços dos deputados, a maioria necessária para fazer alterações constitucionais). Nesta altura, segundo a sondagem, somariam apenas 52%.

Os grandes beneficiários são, desta vez, dois partidos recém-chegados. A Iniciativa Liberal, que valeria agora praticamente o dobro do que conseguiu nas últimas legislativas, em boa parte à custa do eleitorado do PSD (o que torna ainda mais surpreendente que João Cotrim de Figueiredo, o único chefe partidário com uma avaliação positiva por parte dos portugueses, tenha decidido abandonar a liderança).

Mas, acima de todos os outros, estão os ganhos (por enquanto virtuais) dos radicais de Direita, que subiriam cerca de seis pontos relativamente a janeiro de 2022. André Ventura é sempre o primeiro (e muitas vezes o único) a pedir a demissão de secretários de Estado e de ministros, haja ou não razão para tal, e a tática está a dar frutos. É preciso recuar a 1987 para encontrar um terceiro partido a superar a barreira dos 12 pontos percentuais (na altura foi a CDU).

Socialistas metropolitanos

Quando se analisa o corpo a corpo entre PS e PSD ao nível regional, percebe-se que os socialistas continuam a dominar nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa, ainda que nove pontos mais abaixo que em outubro passado. O PSD mantém a liderança no Norte (agora mais folgada) e no Centro (mais apertada).

Chega dispara em Lisboa

O Chega continua a ser o terceiro classificado no Sul e Ilhas e no Norte (aqui empatado com os liberais), perde o pódio no Centro para a Iniciativa Liberal, mas sucede o movimento contrário em Lisboa, em que o crescimento dos radicais é enorme (16,2%). No Porto, o BE consegue empatar com os liberais no terceiro lugar.

Seniores castigam centro

A distribuição dos grupos etários entre PS e PSD não se alterou relativamente a setembro. Os mais novos (18/34 anos) inclinam-se para os sociais-democratas. No caso dos mais velhos, os socialistas sofrem uma queda, mas o grande rival à Direita, não só não aproveita, como sofre um castigo ainda mais severo.

Jovens mais radicais

Os radicais de Direita acrescentam os mais jovens ao terceiro lugar que já detinham nos dois escalões intermédios. Os liberais empatam com o Chega nos 35/49 anos e ficam com o último lugar do pódio entre que têm 65 ou mais anos, um terreno que lhes costuma ser relativamente hostil.

Rafael Barbosa | Jornal de Notícias | Imagem: Rodrigo Antunes/Lusa, inscrição PG

Portugal | TOMADA DE POSSE


 Henrique Monteiro | Henricartoon

Mais lidas da semana