sexta-feira, 28 de julho de 2023

STEPAN BANDERA: O HOMEM, OS MITOS E O LEGADO

Porque não há nada engraçado ou poético sobre a carnificina atual da Ucrânia, os mais envolvidos nela devem refletir sobre como esses rios de sangue podem ser contidos agora e no futuro.

Declan Hayes* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

Como entender Stepan Bandera, o homem, o mito e a força política não é tarefa fácil, começaremos nossa jornada na Torre Bismarck da Alta Silésia, faremos um desvio pelas torres sombrias de Fermanagh e South Tyrone e depois seguiremos nosso caminho de volta à blasfêmia que é o Reich ucraniano do agente do MI6 Zelensky.

Torre Bismarck tem vista para o Canto dos Três Imperadores , uma alfinetada na Polônia moderna, onde os impérios da Alemanha, Austro-Hungria e Rússia czarista colidiram. Era, em tempos mais felizes, uma modesta atração turística que as famílias locais visitavam para um piquenique à tarde.

Para nós, simboliza que três vetores poderosos, um em grande parte luterano, o outro em grande parte católico latino e o último deles decididamente ortodoxo russo, todos se enfrentaram, muito parecido com a última cena de tiroteio em O bom, o mau e o feio. Como Bismarck, de cuja torre olhamos, era um fanático virulentamente anticatólico, podemos começar a ver como estamos olhando para uma tela complicada. Adicione os vários tons de judeus seculares e religiosos e denominações protestantes não conformes que apimentaram a área, bem como as outras ideologias seculares que estavam ganhando força entre esses três impérios e temos uma grande bagunça de mosaico em nossas mãos.

Foi nessa confusão que nasceram Stepan Bandera e, antes dele, Mykola Mikhnovsky . É importante ressaltar que, como veremos mais tarde, esses dois personagens eram filhos de sacerdotes ucranianos uniatas, estando as Igrejas Uniatas em comunhão com Roma, mas usando ritos ortodoxos. Como uma compreensão completa da Igreja Greco-Católica Ucraniana de Bandera envolveria mais desvios para a Igreja Ortodoxa Rutena, a Igreja Uniata Rutena, a Comunidade Polaco-Lituana e a União de Brest, podemos, a partir da relativa simplicidade dos sombrios campanários de Fermanagh e South Tyrone , dizem que tanto Bandera quanto Mikhnovsky antes dele nasceram em uma caixa de fogo muito diversificada.

E Mikhnovsky, ao que parece, tinha algo de piromaníaco. Sua Fraternidade Taras decidiu lutar por uma Ucrânia soberana e independente “sem mestre e sem camponês, sem luta de classes dentro da federação”. Embora Mikhnovsky, como Semenyaka e outros ideólogos ucranianos modernos , nunca tenha explicado em detalhes como essa utopia corporativista funcionaria na prática, ele, como Deus e Moisés antes dele, estabeleceu os Dez Mandamentos para seus puros-sangues ucranianos que excluíam ab ovo judeus , poloneses, russos e uma série de outros indesejáveis.

Para dar vida a esse intermarium , a sorte de Mikhnovsky atacou o monumento de Pushkin em Kharkov. Agora, como Pushkin havia expirado muito antes, em 10 de fevereiro de 1837, não tenho certeza de por que ele e sua poesia eram tão odiados, mas o regime de Zelensky de hoje ama Mikhnovsky e eles odeiam Pushkin, cuja poesia está no mesmo nível que a de Shakespeare, Dante, Homero. , Miltons, Virgílio, Ovídio e Yeats.

O jovem Bandera, mais influenciado por Mikhnovsky do que por Pushkin, ganhou destaque global quando, como parte de seus esforços para livrar a Ucrânia dos dísticos de Pushkin, ele e sua Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN) assassinaram Bronislaw Pieracki , Ministro do Interior da Polônia , uma de um grande número de ações violentas perpetradas pela OUN contra a Segunda República Polonesa.

Quando a Wehrmacht avançou para o leste em 1941, a OUN, com Bandera no comando, não apenas colaborou voluntariamente com eles, mas massacrou russos, judeus e poloneses com tanta brutalidade que até os nazistas ficaram indignados. Embora a OUN pensasse que sua colaboração os tornaria queridos pelos nazistas, isso era interpretar mal a ideologia hierárquica racial subjacente ao Terceiro Reich. É importante ressaltar que os descendentes ideológicos da OUN estão cometendo o mesmo erro hoje, pois morrem em massa para servir aos objetivos da OTAN.

Mas eles também parecem estar repetindo um erro ainda maior ao procurar lebensraum na confluência dos três impérios. Isso simplesmente não pode ser: é impossível, não importa quantas igrejas eles saqueiem e padres ortodoxos eles matem.

Corrupção na Ucrânia representa riscos para a ajuda dos EUA - Dep. de Estado

WASHINGTON (Sputnik) - A ajuda econômica dos Estados Unidos à Ucrânia corre o risco de corrupção no governo de Kiev e no setor privado ucraniano, alertou o inspetor-geral do Departamento de Estado em um relatório na quinta-feira.

# Traduzido em português do Brasil

“A longo prazo, particularmente porque o Departamento planeja ajudar na recuperação e reconstrução da Ucrânia, a corrupção no governo ucraniano e no setor privado representa riscos para a eficácia da assistência externa dos EUA, que requer supervisão robusta”. o Departamento de Estado. Inspetor-Geral disse no relatório.

Desde 24 de fevereiro de 2022, o Congresso destinou US$ 45,4 bilhões ao Departamento de Estado e à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) para apoiar as operações militares da Ucrânia, fornecer ajuda humanitária e garantir a continuidade das operações do governo de Kiev. : Revisão da Coordenação e Supervisão da Assistência Externa à Ucrânia", observou.

“O OIG [Escritório do Inspetor Geral] descobriu que a Embaixada de Kiev não atualizou sua Estratégia Integrada de País (ICS) devido a limitações de pessoal relacionadas ao fechamento da embaixada e subsequentes operações em condições de guerra”, disse o relatório.

Sem um ICS atualizado, os departamentos do Departamento de Estado e outras agências careciam de orientação para elaborar programas e indicadores de desempenho alinhados com objetivos estratégicos comuns, apontou o relatório.

Ler/Ver em Sputnik:

Anjos Esquecidos: Como as Forças Ucranianas Mataram Crianças de Donbass

Especialistas dos EUA admitem lentamente que a Ucrânia não pode vencer e esperam um impasse

Coreia do Norte mostra poderio militar durante desfile em Pyongyang

Irá o Yuan Chinês Ultrapassar o Dólar Americano como Moeda Comercial Dominante do Mundo?

SITUAÇÃO MILITAR NO SUL DA UCRÂNIA EM 27 DE JULHO DE 2023 (atualização)


- A artilharia russa atingiu as posições da AFU (Forças Armadas da Ucrânia) perto da Malásia Tokmachka;

- A artilharia russa atingiu as posições da AFU perto de Rabotino;

- A artilharia russa destruiu um depósito de munição da AFU perto da Malásia Tokmachka;

- A artilharia russa atingiu as posições da AFU perto de Orikhiv;

- O exército russo repeliu os ataques da AFU perto de Orikhiv;

- O exército russo repeliu os ataques da AFU perto de Staromayorske;

- O exército russo repeliu os ataques da AFU perto de Urozhaine;

- Os confrontos entre o exército russo e a AFU continuam perto de Pyatikhatki;

- Até 40 militares ucranianos, 5 veículos motorizados, 1 sistema de artilharia autopropulsada Akatsiya foram destruídos na região de Kherson, de acordo com o MOD russo;

- Até 100 militares ucranianos, 22 tanques, 1 veículo blindado, 10 veículos de infantaria, 2 sistemas de artilharia foram destruídos na região de Zaporozhye, de acordo com o MOD russo;

- A AFU supostamente atingiu 2 sistemas antiaéreos, 11 unidades de artilharia, 2 postos de comando, 1 depósito de munição do Exército Russo nas últimas 24 horas.


 - 
A artilharia russa destruiu um depósito de munição da AFU perto da Malásia Tokmachka;

- O exército russo repeliu os ataques da AFU perto de lugivske;

- O exército russo repeliu os ataques da AFU perto de Robotyne;

- Os confrontos entre o Exército Russo e a AFU continuam ao norte de Robotyne;

- Até 100 militares ucranianos, 22 tanques, 1 veículo blindado, 10 veículos de infantaria e 2 sistemas de artilharia foram destruídos na região de Zaporozhye, de acordo com o MOD russo.

Ler/Ver South Front:

Situação militar nas linhas de frente Svatove-Kreminna em 26 de julho de 2023 (atualização do mapa)

CHARME AFRICANO

 

Gezienus Bruining, Holanda | Cartoon Movement

Procurando novos aliados em São Petersburgo.

Golpe no Níger: Condenação e mediação internacional

Exército anunciando apoio a golpe de Estado que depôs Presidente nigerino e adverte contra "intervenção estrangeira", mas CEDEAO já inveja um mediador ao país. ONU, União Africana e UE ganharam a libertação de Mohamed Bazoum.

O Comando Militar das Forças Armadas do Níger, que reúne os diferentes corpos militares, anunciou esta quinta-feira (27.07) a sua adesão à junta militar que liderou ontem o golpe de Estado contra o presidente Mohamed Bazoum, para evitar "um banho de sangue ".

Em comunicado assinado pelo major-general Abdou Sidikou Issa, o Exército explica que a sua decisão é ditada "pela vontade de preservar a integridade física do presidente da República e da sua família, e evitar de um confronto mortífero entre as diferentes forças que (. ..) poderia causar um banho de sangue e comprometer a segurança da população".

Um grupo de militares das Forças de Defesa e Segurança (FDS), organizado na plataforma autodenominada Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CLSP), anunciou durante a noite na televisão governamental a destituição de Bazoum, a suspensão das instituições, o confinamento das fronteiras e o controlo obrigatório até novo aviso.

Bazoum continua detido esta quinta-feira, no interior do Palácio Presidencial tomado pelos golpistas.

Guiné-Bissau | Simões Pereira eleito presidente do Parlamento

O líder do PAIGC e coordenador da coligação PAI – Terra Ranka passa a ser a segunda figura do Estado da Guiné-Bissau, após ser eleito presidente da Assembleia Nacional Popular, esta quinta-feira (27.07).

Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC e coordenador da Plataforma da Aliança Inclusiva – Terra Ranka, coligação liderada pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), com a maioria com 54 assentos, foi eleito presidente do Parlamento guineense, na primeira sessão da 11ª legislatura, com 89 votos a favor e três abstenções, entre 92 votantes.

Para o cargo de primeiro vice-presidente da ANP foi escolhido Fernando Dias, líder do Partido de Renovação Social, e para o cargo de segundo vice-presidente Adja Satu Camará, do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15).

92 dos 102 deputados guineenses eleitos nas legislativas de 4 de junho foram empossados ​​esta quinta-feira (27.07) numa cerimónia na Assembleia Nacional Popular (ANP), que contou com a presença de vários estrangeiros convidados, incluindo o presidente do Parlamento de São Tomé e Príncipe.

O novo Parlamento guineense entrou em funções sem a presença de dez dos 102 deputados eleitos, muitos dos quais por serem neste momento membros do Governo cessante.

Angola | Alta Corrupção e Impunidade Máxima – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Sabem o que é corrupção pura e dura? O Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) tem 35 das 38 locomotivas avariadas por falta de manutenção. Faltam peças para repará-las. Vai daí o Titular do Poder Executivo pegou no livro das negociatas e autorizou a fazer um contrato de prestação de serviços, fornecimento de peças, manutenção e apoio técnico, monitoramento os equipamentos à distância e formação de pessoal. A coisa ficou barata, apenas dois milhões de dólares mas não sabemos se é por hora, dia, semana, mês ou ano. Isso nem interessa. Concurso público é truque de burros.

A negociata avança ao estilo da “contratação simplificada”. Tudo muito simples. Não há testemunhas nem prisioneiros. Muito menos cárceres privados ou torturas tão ao gosto do General Miala. O ministro dos Transportes, Ricardo Abreu, trata do dinheiro. A General Electric Transportation (GE) recebe e paga comissões a quem se apresentar credenciado.

A administração de uma empresa ferroviária tem 38 locomotivas ao seu dispor. Uma avariou por falta de peças. Tem de agir imediatamente. Avariou outra. Soaram as campainhas de alarme e o presidente do conselho de administração veste o fato-macaco, calça as luvas de protecção e vai ele mesmo reparar as duas máquinas. Avariou a terceira locomotiva e não há peças sobressalentes. Não há mecânicos nem torneiros. 

A administração em peso demite-se. Vai embora. Antes de sair convoca os Media e denuncia a situação. Porque se não há peças nem dinheiro para comprá-las a responsabilidade só pode ser do Ministério dos Transportes. Ou das Finanças. Ou do Titular do Poder Executivo. Ou dos próprios administradores. Dos maquinistas não é. Dos agulheiros também não. Dos revisores não consta. Dos operários ferroviários muito menos. Estão inocentes. As 35 locomotivas do CFM só estão avariadas para facilitar o negócio. Porque em Angola quem ganhava dinheiro a produzir e vender, foi preso ou teve que fugir. Agora só temos quem ganha fortunas a comprar e contratar simplificadamente. Gravíssimo.

O CFM tem uma importância vital para as províncias do Cuando Cubango, Huila e Namibe. Não pode ser um instrumento para uns quantos corruptos encaixarem milhões. Pensem nisto: Como pode a empresa cumprir as suas funções se não tem locomotivas? Quantas composições circulam por dia? Apenas as suficientes para manter o conselho de administração e outros “acomodados” em funções e a ganharem muito, por cima e por baixo da mesa.

Sabem o que é corrupção pura e dura? Um agente da Polícia Nacional foi preso em Benguela porque recebeu 100 mil Kwanzas para libertar um detido. Dois agentes da Polícia Nacional foram presos em Luanda porque receberam 100 mil Kwanzas para tratarem do visto de permanência a um estrangeiro. O Serviço de Investigação Criminal (SIC) tem-nos no sítio! Gente corajosa. Manobras de diversão também são corrupção! 

Angola | Mar de Areia e Águas Perdidas – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Angola vive no Sistema VIGO (Vingança Inveja Ganância Oportunismo) desde meados de 1975. Agostinho Neto ainda vivia no Bairro de Saneamento e um dia disse-me, contristado, que estava “profundamente desiludido com o comportamento moral dos nossos camaradas”. Larguei logo uma piada repentista para animá-lo mas foi pior. Olhou para mim, olhos nos olhos, e muito a sério disse pausadamente: “Luanda é um mar de areia onde as águas se perdem”. 

Já após a Independência Nacional e depois de me ordenar uma missão muito complicada desabafou: “Temos crianças sem escolas e escolas sem professores. As grandes organizações comerciais estão fechadas. As fábricas encerradas. As grandes fazendas abandonadas. Só estamos interessados no imediatismo. Só interessa o dinheiro fácil, os carros, as casas, as viagens e as divisas para viajar”. Dei-lhe razão e disse que em vez do socialismo científico adoptámos o Sistema VIGO. E comecei a delirar soluções que o fizeram rir. 

Dois anos depois Neto faleceu mas ainda viu abrir a Faculdade de Direito na qual tanto se empenhou, juntamente com Diógenes Boavida. Já agora aí ficam os nomes dos outros construtores: Garcia Bires e Fernando Oliveira (Universidade Agostinho Neto), Professor Catedrático Orlando de Carvalho e Doutor Teixeira Martins, ambos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Construíram e ao mesmo tempo foram os andaimes. 

Desde que Carlos Rocha (Dilolwa) se demitiu do cargo de ministro das Finanças e Agostinho Neto faleceu, o Sistema VIGO implantou-se à força toda e domina o Estado. Imparável. É à luz desta doença degenerativa que temos de analisar a denúncia do major Pedro Lussati aos deputados da Assembleia Nacional. A exposição à Presidente do parlamento e aos grupos parlamentares (MPLA, UNITA e Misto FNLA/PRS)revela factos gravíssimos que põem em causa a ética republicana, o Poder Judicial e rasga em mil pedaços a bandeira da luta contra a corrupção. 

Pedro Lussati, major das FAA, afirma que a “Operação Caranguejo” foi uma encenação criada pelo General Fernando Garcia Miala. O denunciante fala em “farsa teatral” mas na verdade é uma tragédia para o regime democrático. Por isso exige que a Procuradoria-Geral da República venha a público explicar o que fez ou vai fazer. A Presidência da República pouco mais pode fazer do que remeter-se ao silêncio. O queixoso implica o Presidente da República.

Na denúncia que fez chegar à presidente da Assembleia Nacional e aos grupos parlamentares, o major Pedro Lussati acusa o General Fernando Garcia Miala e dois dos seus colaboradores no Serviço de Inteligência e Segurança do Estado, o brigadeiro Delfim Soares e o coronel Dino Policarpo, de abuso de poder, sequestro, roubo, extorsão, denúncia caluniosa, prevaricação e obstrução à justiça.

"Há países africanos com uma dívida impagável à Rússia"

A Cimeira Rússia-África começou esta quinta-feira (27.07) em São Petersburgo. Em entrevista à DW África, o especialista em Relações Internacionais Herlander Napoleão sublinhou que esta iniciativa irá fortalecer a Rússia.

A Cimeira Rússia-África arrancou esta quinta-feira (27.07) em São Petersburgo, e suscita questionamentos sobre as suas recomendações nas relações internacionais entre aquele estado europeu e os países africanos. Para a cimeira está confirmada a presença de apenas dois chefes de estado lusófonos. Cabo Verde não envia representação.

Em entrevista à DW África, o especialista em Relações Internacionais Herlander Napoleão sublinhou que esta cimeira atraiu mais benefícios à Rússia, pois ao contrário de países como a China ou os Estados Unidos da América, os russos nunca fizeram um "investimento avultado no continente africano".

Herlander Napoleão destaca ainda a ausência de vários países africanos, como Angola e Cabo Verde, lembrando que também algumas das maiores economias do continente também não marcarão presença na cimeira, com recebimento de "sofrer reforço ou dissabores por parte dos parceiros estratégicos, da União Europeia ou dos Estados Unidos da América".

DW África: Qual é a importância desta cimeira para as relações internacionais voltadas para a Rússia e os países africanos?

Herlander Napoleão (HN): Eu penso que esta cimeira acaba por ser mais vantajosa para a Rússia do que propriamente para o continente africano, em termos geopolíticos. A Rússia, tendo em conta todas as certezas que tem suportado por parte da América e também da comunidade europeia, quer, de certa forma, mostrar que tem aqui uma certa musculatura no continente africano, podendo-se afirmar com a presença de aliados africanos. Mas tem vivido um certo "amargo de boca". Há países africanos que não se acomodaram ao nível mais alto, como é o caso de Angola e de Cabo Verde. Angola vai enviar o seu ministro das Relações Exteriores. Cabo Verde nem sequer vai enviar uma representação.

Além dos PALOP, temos também grandes economias, como o Egito, cujo Presidente também não vai estar presente. O Presidente do Quénia também não vai, tal como o Presidente da Nigéria. Portanto, as economias mais fortes do nosso continente não se toleram, o que é um sinal claro de que estes países começam a perceber que, permanecendo desta forma à Rússia, sofrerão ou dissabores por parte dos parceiros estratégicos, da União Europeia ou dos Estados Unidos da América.

DW: O que significa então estas ausências?

HN : Em política, todos os gestos contam. Portanto, penso que estes países, incluindo Angola, que não se comportaram representam, estão de certa forma a marcar aqui um ponto importante na relação histórica entre a Rússia e o continente africano. A África do Sul, claro, terá de ir. Será o Presidente Cyril Ramaphosa que vai chefiar essa desculpa, por motivos óbvios, uma vez que o país também faz parte do grupo BRICS.

DW: Quais as principais expectativas para a cimeira Rússia-África e que temas devem ser discutidos durante o evento?

HN : Esta cimeira tem como principais fatores a questão dos cereais, tecnologias, comunicação e transportes. Penso que são temas que têm vindo a ser pensados ​​há vários anos, mas parece que estamos numa roda, sempre a discutir os mesmos problemas. Existe aqui um denominador comum: estes países têm uma relação e uma dívida histórica com a Rússia, no que diz respeito aos apoios prestados antes e depois das independências africanas. Estes países têm uma dívida quase impagável e não conseguem assumir uma posição contrária à qual o mundo tem vindo a posicionar-se relativamente à guerra na Ucrânia.

Por um lado, temos que ter em consideração os protetores das economias africanas durante a pandemia da Covid-19. Muitos desses Estados até chegaram a reunir com os Estados Unidos, Japão, União Europeia e mais recentemente, na cimeira de Sochi, em 2019. Mas morreram por ser estereis, porque não ocorreram em concreto. Por outro lado, a Rússia dificilmente terá o papel preponderante como a China ou os EUA no continente africano. Isto porque a Rússia nunca fez investimentos de grande vulto no nosso continente. Penso que esta relação, sublinho, acaba por ser mais vantajosa para a Rússia do que para África

Sandra Quiala | Deutsche Welle

Mais lidas da semana