Porque não há nada engraçado ou poético sobre a carnificina atual da Ucrânia, os mais envolvidos nela devem refletir sobre como esses rios de sangue podem ser contidos agora e no futuro.
Declan Hayes* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil
Como entender Stepan Bandera, o homem, o mito e a força política não é tarefa fácil, começaremos nossa jornada na Torre Bismarck da Alta Silésia, faremos um desvio pelas torres sombrias de Fermanagh e South Tyrone e depois seguiremos nosso caminho de volta à blasfêmia que é o Reich ucraniano do agente do MI6 Zelensky.
A Torre Bismarck tem vista para o Canto dos Três Imperadores , uma alfinetada na Polônia moderna, onde os impérios da Alemanha, Austro-Hungria e Rússia czarista colidiram. Era, em tempos mais felizes, uma modesta atração turística que as famílias locais visitavam para um piquenique à tarde.
Para nós, simboliza que três vetores poderosos, um em grande parte luterano, o outro em grande parte católico latino e o último deles decididamente ortodoxo russo, todos se enfrentaram, muito parecido com a última cena de tiroteio em O bom, o mau e o feio. Como Bismarck, de cuja torre olhamos, era um fanático virulentamente anticatólico, podemos começar a ver como estamos olhando para uma tela complicada. Adicione os vários tons de judeus seculares e religiosos e denominações protestantes não conformes que apimentaram a área, bem como as outras ideologias seculares que estavam ganhando força entre esses três impérios e temos uma grande bagunça de mosaico em nossas mãos.
Foi nessa confusão que nasceram Stepan Bandera e, antes dele, Mykola Mikhnovsky . É importante ressaltar que, como veremos mais tarde, esses dois personagens eram filhos de sacerdotes ucranianos uniatas, estando as Igrejas Uniatas em comunhão com Roma, mas usando ritos ortodoxos. Como uma compreensão completa da Igreja Greco-Católica Ucraniana de Bandera envolveria mais desvios para a Igreja Ortodoxa Rutena, a Igreja Uniata Rutena, a Comunidade Polaco-Lituana e a União de Brest, podemos, a partir da relativa simplicidade dos sombrios campanários de Fermanagh e South Tyrone , dizem que tanto Bandera quanto Mikhnovsky antes dele nasceram em uma caixa de fogo muito diversificada.
E Mikhnovsky, ao que parece, tinha algo de piromaníaco. Sua Fraternidade Taras decidiu lutar por uma Ucrânia soberana e independente “sem mestre e sem camponês, sem luta de classes dentro da federação”. Embora Mikhnovsky, como Semenyaka e outros ideólogos ucranianos modernos , nunca tenha explicado em detalhes como essa utopia corporativista funcionaria na prática, ele, como Deus e Moisés antes dele, estabeleceu os Dez Mandamentos para seus puros-sangues ucranianos que excluíam ab ovo judeus , poloneses, russos e uma série de outros indesejáveis.
Para dar vida a esse intermarium , a sorte de Mikhnovsky atacou o monumento de Pushkin em Kharkov. Agora, como Pushkin havia expirado muito antes, em 10 de fevereiro de 1837, não tenho certeza de por que ele e sua poesia eram tão odiados, mas o regime de Zelensky de hoje ama Mikhnovsky e eles odeiam Pushkin, cuja poesia está no mesmo nível que a de Shakespeare, Dante, Homero. , Miltons, Virgílio, Ovídio e Yeats.
O jovem Bandera, mais influenciado por Mikhnovsky do que por Pushkin, ganhou destaque global quando, como parte de seus esforços para livrar a Ucrânia dos dísticos de Pushkin, ele e sua Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN) assassinaram Bronislaw Pieracki , Ministro do Interior da Polônia , uma de um grande número de ações violentas perpetradas pela OUN contra a Segunda República Polonesa.
Quando a Wehrmacht avançou para o
leste em
Mas eles também parecem estar repetindo um erro ainda maior ao procurar lebensraum na confluência dos três impérios. Isso simplesmente não pode ser: é impossível, não importa quantas igrejas eles saqueiem e padres ortodoxos eles matem.