quarta-feira, 25 de outubro de 2023

ANTÓNIO GUTERRES… SOB ATAQUE


Emad Hajjaj, Jordânia | Cartoon Movement

ANTÓNIO GUTERRES, UM HOMEM QUASE SÓ POR AMOR À PAZ E À HUMANIDADE


CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU DISCUTE A GUERRA E O GENOCÍDIO PRATICADO POR ISRAEL EM GAZA

ANTÓNIO GUTERRES, SECRETÁRIO-GERAL DA ONU, MANIFESTA DISCORDÂNCIA COM O GENOCÍDIO PRATICADO PELO ESTADO DE ISRAEL CONTRA O POVO PALESTINIANO SOB O FALSO PRETEXTO QUE QUERER ATINGIR E ERRADICAR O HAMAS.

GUTERRES, COM CORAGEM, DISSE O QUE DEVIA SOBRE A POSTURA DE GENOCÍDIO PRATICADA POR ISRAEL SOBRE MAIS DE DOIS MILHÕES DE PALESTINIANOS ENCURRALADOS EM GAZA. O SOMATÓRIO DE SEIS MIL MORTES DE CIVIS PALESTINIANOS INOCENTES É PROVA BASTANTE DO GENOCÍDIO EM MARCHA.

Duas mil crianças assassinadas. Mulheres e crianças também são o Hamas?

CERCA DE TRÊS MIL CRIANÇAS JÁ FORAM ASSASSINADAS PELOS ATAQUES À BOMBA DE ISRAEL, INDISCRIMINADAMENTE. ISRAEL ASSUMIU, DESDE HÁ MUITO, UMA POSTURA DE TERRORISMO DE ESTADO, CONFUNDINDO-SE COM O TERRORISMO PRATICADO PELO HAMAS MAS EM MUITO MENOR ESCALA.

PRINCIPALMENTE O OCIDENTE "DEMOCRÁTICO E LIVRE" SERVE DE RESPALDO PROTETOR ÀS INUMERAS AÇÕES TERRORISTAS DE ISRAEL, ASSIM ACONTECE HÁ DÉCADAS. PAÍSES COMO OS EUA, A UE, O REINO UNIDO, A FRANÇA E A ALEMANHA ACABAM POR SER CUMPLICES NA MATANÇA E SOFRIMENTO CONSTANTE DO POVO PALESTINIANO. 

A UNIÃO EUROPEIA ASSUME-SE DESCARADAMENTE E DESUMANAMENTE UMA CÂMARA DE ECO ÀS ORDENS DOS EUA E DO REINO UNIDO. UMA EUROPA SEM PERSONALIDADE PRÓPRIA E ÀS ORDENS DAS AÇÕES TAMBÉM TERRORISTAS DOS EUA E DO REINO UNIDO; AFINAL A NATO, QUE É A NATA DE CRIMES GLOBAIS CONTRA OS PAÍSES E POVOS QUE LHES DÁ NA GANA. ENORMES CRIMES INFINDOS E IMPUNES.

GUTERRES E TANTOS OUTROS DISCORDANTES E DENUNCIANTES DOS CRIMES CONTRA A HUMANIDADE QUE EM DÉCADAS TÊM OCORRIDO PELAS MÃOS DO ESTADO DE ISRAEL E DO HAMAS FOI CORAJOSO E VERDADEIRO. A JUSTIÇA E A RAZÃO ESTÁ NAS SUAS PALAVRAS DE ONTEM NO CS DA ONU. PALAVRAS QUE ESCANDALIZARAM OS CRIMINOSOS DO OCIDENTE, DOS EUA, DO REINO UNIDO, DA UNIÃO EUROPEIA E DE ISRAEL. AFINAL O QUE DISSE FOI A VERDADE QUE É IMPERIOSO SER DITA.

ANTÓNIO GUTERRES ESTÁ QUASE SÓ NO OCIDENTE COAGIDO PELAS POLÍTICAS DO IMPÉRIO ANGLOFONO E EUROPEÍSTA. A MAIORIA DOS POVOS DO MUNDO ESTÃO COM ELE, APESAR DE ANONIMAMENTE, EM DEFESA DA PAZ E DA HUMANIDADE. ESSES, ANONIMAMENTE, SÃO IMENSOS MILHARES DE MILHÕES EM TODO O MUNDO. ISRAEL ESTÁ A SEMEAR O ÓDIO PLANETÁRIO COM OS SEUS CRIMES CONTRA A HUMANIDADE E OS EUA, PRINCIPALMENTE, POR INTERESSES DE VALOR DÚBIO E DEMASIADO CRIMINOSOS. A ELITE DOS EUA É CLARAMENTE CÚMPLICE DESSES CRIMES.

ANTÓNIO GUTERRES DISSE O QUE DEVIA PUBLICAMENTE, SEM MAS NEM SES. SEM DÚVIDAS E COM TOTAL RAZÃO. A POPULAÇÃO MUNDIAL AGRADECE PELAS VERDADES DITAS COM TANTA CORAGEM. MUITO OBRIGADO, ANTÓNIO GUTERRES, FEZ O QUE DEVIA!

Atualizado em 27.10.2023

EM QUE MUNDO É QUE ANTÓNIO GUTERRES VIVE?

Pedro Tadeu* | Diário de Notícias | opinião

Já muitos dos leitores deste texto leram a notícia: o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel perguntou ao secretário-geral da ONU, António Guterres, "em que mundo vive?" e o embaixador desse país nas Nações Unidas exigiu mesmo a demissão imediata do português.

A indignação israelita sucede depois de Guterres ter dito, no Conselho de Segurança, que "o povo palestiniano foi sujeito a 56 anos de ocupação sufocante. Viram a sua terra constantemente devastada por colonatos, assolada por violência, a sua economia esmagada, as suas populações deslocadas e as suas casas demolidas".

Note-se que Guterres sublinhou que "o sofrimento do povo palestiniano não pode justificar os terríveis ataques do Hamas", mas que isso, por seu lado, não podia fundamentar as "claras violações da Lei Internacional em Gaza", que Israel está a cometer, vitimando a população civil palestiniana.

Isto chegou para o ministro israelita insinuar que Guterres "vê o massacre cometido pelos terroristas nazis do Hamas de uma forma distorcida e imoral", associando o nome do secretário-geral da ONU a uma qualquer complacência para com o Holocausto (o Governo Português e o Presidente da República, sempre tão orgulhosos pelo papel de António Guterres na ONU, já terão reagido a esta deplorável acusação?).

A questão posta pelo político israelita é, porém, muito interessante. De facto, em que mundo é que António Guterres vive?

É um mundo que advoga os Direitos Humanos consagrados pela ONU para toda a Humanidade ou é um mundo onde a defesa dos Direitos Humanos só pode ser invocada quando corresponde à proteção dos interesses das nações mais poderosas do planeta?

É um mundo onde o direito de um país combater de armas na mão contra as agressões militares de um invasor externo é reconhecido de forma universal ou é um mundo que seleciona, conforme a conveniência das potências dominantes, os povos que podem lutar pela sobrevivência?

É um mundo que reconhece o direito à autodeterminação de todas as nações, ou é um mundo que aceita a imposição do domínio de umas sobre as outras?

É um mundo onde tanto um ataque mortal contra centenas de jovens num festival de música como o bombardeamento indiscriminado de populações desamparadas numa região cercada são igualmente classificados como "terrorismo", ou esse epíteto só se usa quando é útil para a propaganda do lado mais forte desse confronto?

É um mundo onde o corte de eletricidade, combustível e água a dois milhões de pessoas é considerado um crime de guerra ou é um mundo que legitima, compactua ou é indiferente a essa atrocidade?

É um mundo onde a tentativa de deslocação forçada de cerca de um milhão de pessoas merece uma firme condenação internacional ou é um mundo onde se limpa a consciência com benevolentes e inconsequentes pedidos de "proporcionalidade" ao autor dessa barbaridade?

É um mundo que considera abjeto, e bem, que sejam feitos reféns em qualquer tipo de combate militar ou é um mundo que esconde ou ignora, há décadas, um processo de limpeza étnica e de apartheid de um povo inteiro?

É um mundo onde um banal pedido de cessar-fogo discutido no Conselho de Segurança das Nações Unidas pode ser impedido, como aconteceu agora, por causa de um único voto de um único país: Estados Unidos da América?

É um mundo onde é legítimo e corriqueiro bombardear hospitais, casas e escolas?

É um mundo onde a selvajaria não se combate com civilização, mas sim com selvajaria ainda maior?

Sim, em que mundo é que vive António Guterres? Em que mundo queremos, nós e ele, continuar a viver?

*Jornalista

DISCURSO DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU IRRITA ISRAEL

António Guterres disse estar preocupado com as claras violações do direito humanitário internacional na Faixa de Gaza. No seu discurso nesta terça-feira (24), na abertura do Conselho de Segurança, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse estar preocupado com as claras violações do direito humanitário internacional na Faixa de Gaza. 

“É importante ter princípios claros, começando pelo princípio fundamental de respeitar e proteger os civis", afirmou.

Guterres também condenou as ações sem precedentes no ataque do Hamas no dia 7 de outubro e ressaltou ainda que nada justificasse as mortes e os feridos. No entanto, o líder da ONU acrescentou que ocorre há anos a ocupação de Israel em Gaza. 

"É importante reconhecer que os atos do Hamas não aconteceram por acaso. O povo palestino foi submetido a 56 anos de uma ocupação sufocante. Eles viram suas terras serem brutalmente tomadas e varridas pela violência. A economia sofreu, as pessoas ficaram desabrigadas e as suas casas foram demolidas. Mas, o sofrimento do povo palestino não pode justificar os ataques do Hamas. E esses ataques não podem condenar todo o restante povo palestino", afirmou.

Isabel Alvarez | Diário de Pernambuco 

Mais lidas da semana