quarta-feira, 25 de outubro de 2023

DISCURSO DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU IRRITA ISRAEL

António Guterres disse estar preocupado com as claras violações do direito humanitário internacional na Faixa de Gaza. No seu discurso nesta terça-feira (24), na abertura do Conselho de Segurança, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse estar preocupado com as claras violações do direito humanitário internacional na Faixa de Gaza. 

“É importante ter princípios claros, começando pelo princípio fundamental de respeitar e proteger os civis", afirmou.

Guterres também condenou as ações sem precedentes no ataque do Hamas no dia 7 de outubro e ressaltou ainda que nada justificasse as mortes e os feridos. No entanto, o líder da ONU acrescentou que ocorre há anos a ocupação de Israel em Gaza. 

"É importante reconhecer que os atos do Hamas não aconteceram por acaso. O povo palestino foi submetido a 56 anos de uma ocupação sufocante. Eles viram suas terras serem brutalmente tomadas e varridas pela violência. A economia sofreu, as pessoas ficaram desabrigadas e as suas casas foram demolidas. Mas, o sofrimento do povo palestino não pode justificar os ataques do Hamas. E esses ataques não podem condenar todo o restante povo palestino", afirmou.

Isabel Alvarez | Diário de Pernambuco 

Sem comentários:

Mais lidas da semana