sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Angola | Nuvem de Loucura Sobre Angola – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia tem um financiamento de 270 mil milhões de euros para o período de 2023-2027. Dá 54 mil milhões por ano. Portugal recebeu em 2023, “ano de grande produtividade agrícola e piscatória” 1,4 mil milhões. 

Em dois anos de guerra, a União Europeia despachou para os nazis de Kiev 85 mil milhões de euros, 42,5 mil milhões por ano. Somando uns trocos extra (12 mil milhões em armas e munições), dá mais do que recebem os agricultores dos 27 Estados membros do cartel racista, xenófobo, neonazi e genocida. Produtores de leite, carne, ovos, hortícolas, frutas e peixe valem menos do que os corruptos que ganham fortunas vendendo o seu povo até ao último ucraniano. 

Os agricultores ucranianos que ainda produzem têm protecções especiais no espaço da União Europeia. Isso prejudica gravemente, em primeira linha, os colegas da Roménia e Polónia. Mas também da Alemanha, Bélgica e França. Em rigor, prejudica todos os 27 Estados membros. As reacções estão aí. A França parou e já está a arder. Bruxelas é um campo de batalha entre polícias e manifestantes. Os agricultores portugueses entraram na luta. 

Os dirigentes políticos europeus e os chefes militares já mandam comprar lanternas e rádios a pilhas. Acumular água em casa! Porque vem aí a guerra contra os russos! Os nazis foram derrotados pelo Exército Vermelho na II Guerra Mundial. Agora querem vingança. Mas como, se estão crivados de dívidas e desarmados? Olaf Scholz o chefe dos nazis de Berlim, deu a resposta:   "O futuro da Europa está de África”. A Comissão Europeia deu o mote: “ A Europa investe quatro vezes mais no continente africano do que a China!”

Os europeus ocupam África há séculos. Destruíram culturas, organizações económicas, sociais e religiosas. Os europeus venderam os africanos como escravos durante séculos. Os europeus saqueiam as riquezas de África há séculos. Os europeus mantêm o domínio político, económico e financeiro em quase todos os países africanos. E a Comissão Europeia diz que “investe” quatro vezes mais do que a China! Mesmo que investisse 50 vezes mais era pouco. São Ladrões, saqueadores, assassinos, vendilhões de seres humanos e aldrabões. Vigaristas vulgares. Foram gerados em ventres podres.

A República Popular da China apoiou os libertadores de África. Apoia os países africanos que já se libertaram dos colonialistas europeus. Se ao fim de 70 anos já só investem quatro vezes menos do que os europeus, o resultado é extraordinário! Fora com os esclavagistas, colonialistas e assassinos!

Os agricultores da União Europeia estão nas ruas em protesto porque perderam mais de 30 por cento dos seus rendimentos e a nazi Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu manifestou hoje a sua alegria por conseguir mandar mais 50 mil milhões de euros para os nazis de Kiev porque assim “a Ucrânia ganha credibilidade e previsibilidade”. Os europeus estão loucos!

Entre nós também sopram ventos de loucura irremediável. Loucos irrecuperáveis. Incuráveis! Luís Teles, administrador executivo do Standard Bank Angola, apareceu na TPA instigando os angolanos a correrem aos seus balcões, porque têm à espera milhões e milhões de crédito! Disse istro sem tirar nem pôr: Aqui o crédito é ilimitado para particulares e até para o Estado.”

A maioria do capital pertence ao empresário Carlos São Vicente. Estão a torrar o seu dinheiro sem dó nem piedade. Tenham cuidado! A Justiça é lenta mas chega quando menos os bandidos esperam. Um dia destes podem ter de prestar contas ao accionista maioritário do Standard Bank Angola. Se Hitler caiu qualquer dita dor cai.

Pedro Coelho tem a chave do cofre das divisas no Standard Bank Angola. Venham, venham a correr. Temos muitas libras esterlinas. Damos crédito a quem quiser comprar casa em Londres! 

Mana Fina, deixa o chimbeco no Rocha e vai ao Standard Bank Angola levantar uma carrada de libras. Rápido, muito rápido. Porque o dono do banco pode aparecer e vai tudo preso. Depois compra uma casa em Chelsea para os fins-de-semana. Graças ao Presidente João Lourenço estamos todos podres de ricos. Um caga-milhões habita em todos nós.

O Jornal de Angola “on-line” faz manchete com uma notícia palpitante: Dançarino Salsicha esclarece “polémica” entre “Vacas Loucas”. Loucura? Nem por isso. O Salsicha começou a dançar com uma bailarina de kuduro que usurpou o nome de Vaca Louca a outra Vaca Louca que estava grávida. Uma delas acaba de falecer e agora o Salsicha só tem uma Vaca Louca. Loucura em estado terminal. 

Mais uma notícia de primeira página do Jornal de Angola: Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, diz que “o sector de Petróleo e Recursos Minerais durante várias décadas tem desempenhado um papel fundamental no crescimento da economia do nosso país”. Sem este senhor como ministro, nunca saberíamos isto. 

A descoberta de sua excelência é muito mais importante do que a descoberta da roda ou da pólvora. Quem tem um génio assim no governo tem de agradecer a todos os deuses e em primeiro lugar ao Presidente João Lourenço que o chamou para ajudante.

 Ironia à parte. Senhor ministro, se não tem nada para dizer, ninguém o obriga a falar. Se estiver calado ainda passa por pessoa normal. 

* Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana