domingo, 30 de junho de 2024

FRANÇA - Eleições | AI, AI, AI, VEM AÍ A EXTREMA-DIREITA NAZI-FASCISTA - 'Merde pour Macron'

"Conflito institucional." Investigador português antecipa cenário de tensão em França caso se confirme vitória da extrema-direita 

O investigador principal do ISCTE e especialista em política francesa, João Carvalho, antecipa à TSF um cenário de tensão entre os mais altos cargos e instituições se se confirmar a vitória da extrema-direita. 

"Conflito institucional entre o Presidente e o Governo, entre o Governo e a Comissão Europeia - porque muitas das promessas da extrema-direita vão contra os tratados europeus - e um nível de aumento do conflito social dentro da sociedade francesa muito grande porque esta vitória irá legitimar as forças mais extremistas dentro da sociedade francesa que terão mais força para fazer atos extremistas do que no passado", explicou João Carvalho.

O especialista aponta Emmanuel Macron como um dos principais derrotados destas eleições. Entende que a decisão de dissolver a assembleia nacional foi um erro político.

"Revela falta de cultura política por parte de Macron e falta de humildade política porque já anteriormente outros governos foram fortemente sancionados nas eleições europeias sem convocar eleições presidenciais e esta parece-me uma decisão que acaba por abrir as portas do Governo à extrema-direita. O que se revela é que, contrariamente à narrativa de Macron, o que se assiste hoje na sondagem é a extrema-direita ou a extrema-esquerda. Macron desaparece desta dicotomia que ele próprio criou e que acaba por revelar um fracasso político. Macron atravessa uma crise de popularidade enorme, existem grandes segmentos da população francesa que o detestam", acrescentou o investigador.

Cátia Carmo | TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana