Cristiana Soares com AFP, em RFI
Primeira volta das eleições
legislativas antecipadas
Cerca de 49 milhões de eleitores franceses são chamados às urnas para renovar a Assembleia Nacional, ou seja, escolher os 577 deputados que compõem o hemiciclo. O pleito acontece a duas voltas, a primeira este domingo, 30 de Junho e a segunda no dia 07 de Julho.
As eleições antecipadas foram convocadas pelo Presidente francês Emmanuel Macron, ao anunciar a dissolução da Assembleia Nacional, a 09 de Junho, na sequência dos resultados das eleições europeias.
Adiamento de férias, explosão do número de procurações, os eleitores devem mobilizar-se em grande número para este escrutínio cheio de suspense, cuja principal incógnita é saber de que cor se vai pintar a maioria da Assembleia Nacional francesa.
O número de procurações disparou para mais de 2 milhões e a votação online, aberta até quinta-feira para os franceses residentes no estrangeiro, atingiu recordes (410.000 votos contra 250.000 em 2022).
A campanha eleitoral relâmpago terminou na sexta-feira à meia-noite. Os primeiros resultados são esperados a partir das 20H00 locais.
RFI
HOJE AO MEIO-DIA EM FRANÇA A AFLUÊNCIA ÀS URNAS DE VOTO FOI MUITO SUPERIOR ÀS ELEIÇÕES TRANSACTAS. A PERSPECTIVA DA EXTREMA-DIREITA VENCER AS ELEIÇÕES É ENORME
Sem comentários:
Enviar um comentário