segunda-feira, 21 de outubro de 2024

ESCLARECIMENTO E DESAGRAVO -- Artur Queiroz

O médico nefrologista e coronel reformado das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), Matadi Daniel, publicou há dois anos no Novo Jornal um artigo científico do qual reproduzo este Ponto Prévio:

“O presente artigo é uma reflexão clínica independente e que tem como base, somente, os dados disponíveis, que nos são fornecidos pelos Media, tanto nacionais como internacionais, visto não possuirmos um Boletim Clínico diário sobre a situação clínica do ex-Presidente da República, Engº José Eduardo dos Santos, que se encontra internado na Unidade de Cuidados Intensivos num hospital de elite, fundamentalmente pela elevadíssima competência – o Centro Médico Teknon de Barcelona, onde uma consulta de Clínica Geral custa a módica quantia de 520 euros, e um Internamento-diário na Unidade de Cuidados Intensivos, entre os 7500-8000 euros. (Matadi Daniel).

Foi posto a circular um texto crítico desta posição, em meu nome e publicado no blogue “Página Global” que o médico e coronel reformado Matadi Daniel considerou ofensivo, pelo que apresentou queixa no Tribunal de Gaia. No inquérito declarei que não sou autor do texto e não publico textos em nenhum Media do mundo há dez anos. Apesar disso fui acusado e julgado no dia 24 de Setembro de 2024.

Proposta uma composição informal, aceitei. O coronel reformado Matadi Daniel é um antigo combatente da Batalha do Cuito Cuanavale. Como repórter diz a reconstituição desses acontecimentos ocorridos em 1987/1988 e concluí que todos os combatentes são Heróis Nacionais. Com o conhecimento dos factos relatados nas minhas reportagens, mais de 40 ao longo de um ano, os líderes da SADC decidiram considerar o 23 de Março, dia da Batalha do Cuito Cuanavale, o Dia da Libertação da África Austral e feriado em todos os Estados. O senhor coronel reformado Matadi Daniel é um Herói Nacional e um Herói da África Austral.

Peço ao gestor do blogue “Página Global” senhor Mário Motta, se digne publicar este esclarecimento e que retire imediatamente o texto que o senhor coronel Matadi Daniel considera ofensivo e me atribuiu, mas na verdade é apócrifo. Não sou o autor e nunca promovi a sua publicação.

ARTUR QUEIROZ

Nota PG: O texto em questão já foi devidamente retirado há algumas semanas do Página Global. Pelo lapso os responsáveis pela publicação do PG apresentam as suas sinceras desculpas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana