segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Nós realmente somos os bandidos e este é realmente o império do mal

Caitlin Johnstone* | Caitlin Johnstone.com.au | em Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

É preciso algum aprendizado e percepção para entender que a civilização ocidental é realmente a pior de todas. Pode haver uma espécie de tendência hipster outsider de julgar sua própria sociedade mais duramente do que você julga as outras, e à primeira vista pode parecer que é isso que está acontecendo quando você vê críticos ocidentais do império ocidental denunciando a criminalidade de seu próprio governo e seus aliados muito mais duramente do que governos como Rússia, China ou Irã. Só depois de fazer uma boa pesquisa é que você pensa, espera, ok, não, na verdade somos quantificavelmente muito mais destrutivos do que qualquer outra estrutura de poder na Terra, por uma margem extremamente grande. Nós realmente somos os bandidos. Nós realmente somos o império do mal, e todos que estão atacando nosso lado como monstros assassinos estão absolutamente corretos.

Sempre que digo isso, os ocidentais dizem "Ah, sim, bem, eu prefiro muito mais viver aqui do que lá" ou "Ah, bem, se é tão ruim aqui, por que você não vai morar lá?", mas o fato de eles imediatamente começarem a balbuciar sobre onde preferem viver é apenas um sintoma de quão doente e distorcida esta civilização é. Eles estão tão cognitiva e emocionalmente divorciados da violência e tirania que seu governo está infligindo ao sul global que eles acham que a questão de quais países são piores do que outros é uma questão de quão agradável seria para eles pessoalmente viverem. É como sim, idiota, é muito bom viver no núcleo imperial que está recebendo os benefícios do assassinato em massa e da extração imperialista, e é menos agradável viver nos países onde o assassinato e a extração estão acontecendo. Esse é o ponto principal aqui.

Pode ser legal viver no mundo ocidental, mas o mundo ocidental não é legal. A nossa é a civilização mais selvagem e criminosa deste planeta, e nem chega perto.

O Partido Democrata realmente parece pronto para perder mais uma eleição facilmente vencível ao lançar mais um candidato horrível e assassino com políticas horríveis e assassinas, e então mais uma vez culpar pela derrota todos na América que são pessoas melhores do que eles.

Sempre ter que procurar fotos da destruição de Gaza por Israel para meus artigos realmente reforça o fato de que isso não começou no ano passado. Eu sempre fico tipo "Aqui está uma! Espera, esta é de 2008. Aqui está uma! Não, esta é de 2014. Oh, ei! Bah, não, bombardeio diferente, 2021."

Meu primeiro encontro com israelenses foi quando eu estava mochilando pela América do Sul na casa dos vinte anos, e lembro de ter ficado chocado com o quão consistentemente horríveis eles eram. Acho que depois do serviço militar obrigatório eles tendem a viajar um pouco, e sempre que eu os encontrava, eles eram com certeza algumas das pessoas mais desagradáveis ​​que eu já tinha encontrado.

Eles nunca foram desagradáveis ​​comigo, no entanto. Eu sou um ocidental branco e nunca tive problemas com eles. Eles foram desagradáveis ​​com as pessoas pobres de pele morena que estavam nos hospedando. Eles eram desagradáveis ​​e intimidadores com os guias locais, eles deixavam o lugar uma bagunça e estavam sempre tentando enganar os moradores locais para um acordo melhor ou refeições extras ou favores. Uma vez eles enganaram um albergue para colocar uma placa em hebraico para outros mochileiros israelenses que dizia coisas feias sobre nossos anfitriões (eles disseram ao dono do albergue que era uma ótima avaliação), o que eu só sei porque eles estavam rindo histericamente sobre isso e me contaram. Eles consistentemente tratavam as pessoas que estavam cuidando de nós como se fossem muito inferiores a nós. Sua agressividade e direito eram simplesmente inacreditáveis.

Foi uma experiência muito educativa para mim. Eu sabia que os palestinos estavam sendo tratados injustamente porque meu pai me disse isso, mas eu também tinha um grande amor pelos judeus e pela cultura judaica. Eu tinha visitado Auschwitz e Dachau e a casa de Anne Frank em minhas viagens, e lembro de ter algumas ideias românticas sobre kibutzim. Esta foi a primeira vez que encontrei diretamente a realidade de que há algo doentio na sociedade israelense. Não judeus ou cultura judaica, mas judeus israelenses.

Agora vejo evidências disso no meu feed de notícias todos os dias, nos soldados das FDI desfilando com as roupas íntimas de mulheres palestinas mortas e desabrigadas, nas traduções de tweets em hebraico feitas por IA, nas pesquisas que mostram ampla aprovação israelense às atrocidades em Gaza, nos vídeos israelenses do TikTok zombando do sofrimento dos palestinos, nos israelenses aparecendo em meus comentários justificando as piores coisas do mundo das formas mais depravadas imagináveis.

Meus encontros com israelenses na América do Sul foram um gostinho precoce das coisas feias que viriam. Tudo o que vislumbrei então, tenho visto online ao longo do último ano. Continuo pensando naqueles idiotas desagradáveis ​​que conheci todos aqueles anos atrás, e sobre como eles não sabiam na época que estavam me dando informações muito úteis para eu usar no futuro.

Quando os apoiadores de Israel dizem para você ficar quieto sobre Gaza até que você tenha ido a Israel e conhecido israelenses, simplesmente ignore-os. Não vá a Israel; você é um ocidental, eles serão legais com você. Você pode simplesmente ir a um dos pontos turísticos no sul global que os israelenses gostam de visitar — um com muitas pessoas de pele morena que foram colonizadas pelo ocidente — e observar como eles tratam as pessoas de lá. Isso mostrará a você como os israelenses realmente são.

* O trabalho de Caitlin Johnstone é totalmente compatível com o leitor, então se você gostou deste artigo, considere compartilhá-lo, seguindo-a no FacebookTwitterSoundcloudYouTube, ou jogar algum dinheiro em seu pote de gorjetas KofiPatreon or Paypal. Se você quiser ler mais você pode compre os livros dela. A melhor maneira de garantir que você verá o que ela publica é se inscrever na lista de discussão em seu site ou na subpilha, que receberá uma notificação por e-mail sobre tudo o que ela publicar. Para obter mais informações sobre quem ela é, sua posição e o que está tentando fazer com sua plataforma, clique aqui. Todos os trabalhos são de coautoria com seu marido americano Tim Foley.

Este artigo é de CaitlinJohnstone.com.au e republicado com permissão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana