quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

O Longo Caminho da Guerra -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A primeira grande guerra na Humanidade acabou com a Suméria lá onde o Homem inventou a roda. Veio depois a Guerra de Troia. A bela Helena foi raptada e foi preciso resgatá-la. Dez anos depois deu a Ilíada. Séculos mais tarde Roma incendiou Cartago. África passou de paraíso a inferno. Depois de Cristo as guerras tornaram-se mais sangrentas porque os mortos ganhavam a vida eterna.

 Os muçulmanos invadiram a Península Ibérica. O deus deles dava mais garantias do que o deus cristão. Os árabes introduziram técnicas nunca vistas. Contra a ciência veio a Reconquista Cristã. Só ficaram as lendas de princesas árabes e o alfabeto. Era no tempo das Cruzadas. Numa mão a cruz na outra a espada. Foi assim que os portugueses chegaram ao Reino do Congo e depois se espalharam pelo mapa de Angola. A guerra em demanda do Santo Sepulcro.

No Oriente a Dinastia Yan impôs as regras como faz hoje o estado terrorista mais perigoso do mundo. A guerra ganhou espaço planetário. Assentou arraiais desde a Península Ibérica à China. Do ocidente mais ocidental ao oriente mais oriental. O Homem tornou-se uma máquina de guerra antes do triunfo das máquinas no dealbar revolução industrial. A guerra passou a ser uma medalha de honra aio peito dos povos! Os pacifistas foram para os conventos. Copiavam as sagradas escrituras e rezavam. Quem se afastava do deus belicista era queimado nas fogueiras da Inquisição. A História regista o Sacro Império Romano Germânico. E nasceu, esplendorosa, a moral judaico-cristã. Culpa, castigo, patriarcado, virgindade.

Tomem nota. Entre 1223 e 1240 a Mongólia invadiu a Rússia. Derrotados. Em 1654 a Polónia invadiu a Rússia. Um ano de guerra sangrenta. Em 1656 a Suécia invadiu a Rússia. Mais dois anos de sangue a correr pelo prazer de matar o outro. Em 1658 a Polónia voltou a invadir a Rússia. A paz só regressou em 1667. Polacos e russos afeiçoaram-se à guerra, seus rios de sangue e cortejos de mortos. 

Guerras Napoleónicas. Napoleão foi buscar a derrota final à Rússia. Guerra da Crimeia (1853-1856). Participaram a França, Império Otomano, Reino Unido da Grã Bretanha, Irlanda e Reino da Sardenha. As tropas do Império Russo esmagaram. Crimeia é Rússia desde essa data. Se não sabiam ficam a saber.

Assange, Gaza e a horrível realidade dos crimes de guerra

Caitlin Johnstone* | Caitlin Johnstone.com | # Traduzido em português do Brasil

Artigo de mídia mista que fiz enquanto aguardava nervosamente a resolução da última audiência de Assange:

Se Gaza me ensinou alguma coisa, foi como são realmente os crimes de guerra. Os crimes de guerra são abusos de poder cruéis em que soldados com bombas e armas atacam bebés, mães, vovôs e donos de lojas. Os crimes de guerra não são mais abstratos para mim. Os crimes de guerra são brutais. Os crimes de guerra são feitos de carne e osso. Os crimes de guerra são crianças chorando na chuva gelada porque não conseguem encontrar família. Os crimes de guerra são atiradores que atacam pacientes pelas janelas dos hospitais. Os crimes de guerra são mães morrendo de fome muito lentamente sob uma cova de escombros porque ninguém pode resgatá-las. Os crimes de guerra são meninas com os olhos estourados por terem sido atropeladas por um tanque enquanto dormiam na cama.

E quem nos mostrou tudo isso? Jornalistas. Jornalistas documentando crimes de guerra.

Se os EUA conseguirem extraditar Assange hoje, estabelecerão um precedente de que qualquer jornalista em qualquer parte do mundo poderá ser raptado e levado para os EUA e trancafiado para o resto das suas vidas apenas por embaraçar os EUA com provas dos seus crimes de guerra. .

Então, não vou mentir, tenho andado de um lado para o outro como um Pervis nervoso durante esta última audiência de extradição. Então pensei em fazer outra pintura de Assange, mas desta vez com o capacete azul de imprensa que ficou famoso por outros jornalistas corajosos da Palestina.

Palestina livre. Livre. Assange. Liberte o mundo.

* Meu trabalho é totalmente apoiado pelo leitor , então se você gostou deste artigo, aqui estão algumas opções onde você pode colocar algum dinheiro em meu pote de gorjetas, se quiser. Clique aqui para comprar edições em brochura de meus escritos mês a mês. Todo o meu trabalho é gratuito para contrabandear e usar de qualquer forma ou forma; republicá-lo, traduzi-lo, usá-lo em mercadorias; o que você quiser. A melhor maneira de garantir que você verá o que eu publico é se inscrever na lista de discussão do Substack , que receberá uma notificação por e-mail sobre tudo que eu publicar. Todos os trabalhos foram em coautoria com meu marido Tim Foley

* Este artigo é de Caitlin Johnstone.com e republicado com permissão

Estado desastroso da Royal Navy piora e corroi capacidades estratégicas de Londres

Drago Bosnic* | Global Research | # Traduzido em português do Brasil

Há duas semanas, escrevi um artigo sobre uma “análise”terrivelmente unilateral publicada pelo The Telegraph . O autor, Andrew Lilico, fez uma série de afirmações ridículas sobre a Rússia e os seus militares, insistindo que nunca poderia derrotar o Reino Unido ou a União Europeia , combinados ou separadamente. Naquele momento, as forças de Londres passavam por pelo menos dois episódios humilhantes. Isto é particularmente verdadeiro para a Marinha do Reino Unido, a pedra angular das suas capacidades de projeção de poder militar. Há duas semanas, a situação era bastante má, pois a Marinha Real já estava desordenada. Um dos seus dois porta-aviões, o HMS "Queen Elizabeth", quebrou, perdendo um importante exercício naval da OTAN . Em seguida, o contratorpedeiro Tipo 45 (também conhecido como classe Daring) HMS Diamond foi forçado a retirar-se do Mar Vermelho depois de sofrer “dificuldades técnicas” (Londres recusou-se a reconhecer se os Houthis tinham alguma coisa a ver com “encorajar” as ditas “dificuldades”. ”).

E, no entanto, isto não estava nem perto do fim dos problemas dos militares britânicos. Nomeadamente, apenas alguns dias depois, o segundo porta-aviões da classe Queen Elizabeth, o HMS Prince of Wales, não conseguiu partir para o maior exercício da NATO em 2024 devido a uma “pequena fuga de combustível” que teria sido detetada em 10 de fevereiro. os relatórios não ligaram esse “pequeno vazamento” ao atraso na partida do navio, o que significa que poderia muito bem haver outros problemas importantes com o porta-aviões, famoso por numerosos casos de quebra ou experimentando “pequenas dificuldades técnicas” em apenas meio ano. década de serviço. O HMS Prince of Wales substituiria seu navio irmão HMS Queen Elizabeth como o navio líder dos exercícios navais Nordic Response 2024, parte do exercício mais amplo Steadfast Defender 2024 programado para ocorrer em março. Isto significaria que toda a frota de porta-aviões do Reino Unido estaria efetivamente fora de serviço. E, no entanto, os seus planeadores estratégicos querem entrar em guerra com a Rússia, uma verdadeira superpotência militar .

Alemanha nada ou afunda com a NATO

MK Bhadrakumar | Oriental Review | # Traduzido em português do Brasil

Não poderia haver melhor metáfora do que aquela que um analista chinês usou paracaracterizar a OTAN ao comentar a recente observação do seu secretário-geral, Jens Stoltenberg, de que o Ocidente não procura a guerra com a Rússia, mas ainda assim deveria “preparar-nos para um confronto que poderá durar décadas”.

O comentador chinês comparou Stoltenberg a um responsável por uma empresa funerária, “um dono de loja de caixões e caixões, que não ganha dinheiro em tempos de paz. Como empresa funerária, a OTAN precisa de conflitos e de derramamento de sangue para obter lucros. Assim, espalha o medo e o pânico, a fim de garantir que os seus países membros continuem a contribuir com financiamento militar.”

A observação de Stoltenberg apareceu numa entrevista ao jornal alemão Welt Am Sonntag em 10 de Fevereiro, logo após a famosa entrevista do presidente russo Vladimir Putin com Tucker Carlson, onde o Kremlin sinalizou que a Rússia não recusou e não está a recusar negociações para acabar com a guerra na Ucrânia. Stoltenberg falou em nome do Pentágono, sem dúvida.

Moscovo, tendo alcançado uma posição inexpugnável na guerra, não está interessado numa guerra em grande escala para realizar os seus objectivos, uma vez que, eventualmente, o Ocidente terá de coexistir com a Rússia. A entrevista de Putin com Carlson foi cronometrada com cuidado – faltando apenas quinze dias para a guerra entrar no seu terceiro ano.

A “mensagem” de Putin de que a Rússia está aberta ao diálogo apanhou Washington desprevenido. Por um lado, a largura de banda da Administração Biden é dominada pela crise Israel-Palestina. Por outro lado, o aniversário de dois anos da guerra é marcado por uma vitória assinalável das forças russas no campo de batalha na estratégica cidade oriental de Avdiivka, uma porta de entrada para a cidade de Donetsk, e efectivamente na linha da frente desde 2014, quando o conflito em Donbass começou.

Benjamin Netanyahu em suspenso

Thierry Meyssan*

As provocações de Benjamin Netanyahu suscitaram reacções que o massacre de 29. 000 civis gazenses não provocaram. Todos os protagonistas do Médio-Oriente Alargado e do Ocidente, que constantemente se confrontam, uniram-se de súbito contra ele. Se cada um encara o futuro de Gaza de forma diferente, todos estão de acordo para dizer que Israel não pode continuar com supremacistas judaicos no seu governo. Caminha-se para um deslocamento provisório dos Gazenses sob protecção egípcia, seguido de uma purga em Israel

reacção de Washington, seguida pelos seus principais aliados, à « Conferência para Vitória de Israel » e à ovação dada ao Rabino Uzi Sharbaf em presença de 12 ministros em exercício alterou profundamente os dados no Médio-Oriente.

Lembremos que este rabino fora condenado à prisão perpétua em Israel pelos seus assassinatos de árabes. Ele assume-se como uma continuação do «Gangue Stern» que assassinou, em 1944, o Ministro britânico das Colónias e, em 1948, o enviado especial das Nações Unidas, o Conde Folke Bernadotte.

O seu grupo sobreviveu durante toda a Guerra Fria, cometendo massacres e atrocidades em África e na América Latina, sob a cobertura da luta contra o comunismo. À época, os Anglo-Saxões achavam estes criminosos úteis para os seus planos [1]. Já não é o caso hoje em dia e nem Londres, nem Washington, que sabem do que eles são capazes, podem deixá-los voltar-se contra si.

Esta « Conferência para a Vitória de Israel » foi uma ameaça directa aos Anglo-Saxões que tentam levar Benjamin Netanyahu à razão [2] . Nas horas que se seguiram, Washington tomou medidas extraordinárias contra os supremacistas judeus com os quais tinha até então contemporizado, nomeadamente uma proibição de colecta e de transferência de fundos através dos bancos ocidentais. Ela foi seguida sucessivamente por Londres, Berlim, Paris e, finalmente, pelos outros principais aliados.

OS ÚLTIMOS DIAS DE JULIAN ASSANGE NA GRÃ-BRETANHA

O longo e tortuoso caminho percorrido pelo editor do WikiLeaks através do sistema jurídico inglês poderá em breve terminar. O que ele enfrenta a seguir é assustador.

Matt Kennard* | Declassified UK | # Traduzido em português do Brasil

“Um dia numa prisão americana é como um ano numa prisão de segurança máxima na Grã-Bretanha. Você poderia passar um ano em Belmarsh e isso não corresponderia a um dia em um desses lugares.”

Babar Ahmad é alguém que sabe. Foi extraditado para os EUA em 2012 sob a acusação de fornecer apoio material ao terrorismo devido a dois artigos publicados no seu website oferecendo apoio ao governo talibã no Afeganistão. Ele passou oito anos lutando contra a extradição. 

“Sinto pena de quem vai lá porque já passei por isso”, diz ele quando menciono Julian Assange, o jornalista australiano que está preso em Londres há quase cinco anos.

Assange aproxima-se do fim do seu último recurso legal contra a sua própria extradição para os EUA. 

“Ele conseguirá bons advogados nos EUA porque obviamente tem muito apoio”, diz Ahmad. “Mas é difícil. Muito difícil. As pessoas conseguem superar isso, mas não sei como ele é como pessoa, como é sua resiliência, como foi sua infância.”

A extradição de Babar para os EUA foi temporariamente suspensa pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (CEDH) em 2007. Mas quando deu luz verde à extradição, cinco anos depois, as coisas avançaram muito rapidamente. 

Ahmad estava na HMP Long Lartin, uma prisão masculina de categoria A em Worcestershire. 

Quando a audiência final terminou “de repente, confinaram-nos nas nossas celas”, diz ele. “Disseram: você só pode sair para usar o telefone e almoçar ou tomar banho, e depois tem que voltar. Nenhuma associação.”

Ahmad assistiu à decisão pela televisão. “Literalmente em um minuto, alguns policiais abriram a porta da minha cela”, diz ele.

A tentativa da CNN de difamar a Índia pela compra de petróleo russo caiu por terra

Andrew Korybko * | Substack | opinião | # Traduzido em português do Brasil

O conflito ucraniano está a ser decidido no campo de batalha e não nos registos bancários, razão pela qual a insinuação da CNN sobre a Índia alimentar financeiramente a participação da Rússia na sua guerra por procuração com a NATO na Ucrânia cai por terra. O complexo militar-industrial interno daquele país é responsável pelos seus sucessos no campo de batalha, e não pelos lucros estrangeiros que obteve com as vendas de petróleo à Índia.

A CNN publicou uma reportagem no início da semana sobre como “ O Kremlin nunca foi tão rico – graças a um parceiro estratégico dos EUA ”, que argumenta que uma parte significativa da “quantidade sem precedentes de dinheiro nos cofres do governo” da Rússia hoje em dia se deve à compra de seu óleo. Deli aumentou o consumo treze vezes nos últimos dois anos, totalizando um valor de 37 mil milhões de dólares em 2023. A insinuação é que a Índia está a alimentar financeiramente a participação da Rússia na sua guerra por procuração com a NATO na Ucrânia .  

Para seu crédito, esse meio de comunicação também informou aos leitores, perto do início do seu artigo, que “as vendas de petróleo bruto russo à Índia não estão sujeitas a sanções e são inteiramente legítimas”, mas depois tentaram adicionar um toque dramático, alegando que “podem envolver o chamada 'frota sombra' de petroleiros”. A especulação sobre a forma como mil milhões de dólares em produtos petrolíferos russos refinados na Índia poderão ter eventualmente chegado aos EUA serve o propósito de tornar este comércio, de outra forma enfadonho, digno de notícia.

A razão pela qual a CNN publicou este relatório na primeira página da sua edição internacional foi para difamar a Índia por comprar petróleo russo, depois do seu Ministro dos Negócios Estrangeiros (EAM), Dr. Subrahmanyam Jaishankar, ter defendido isto enquanto discursava num evento com o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. Observaram que os detalhes aí contidos foram partilhados exclusivamente com eles por um grupo de reflexão sobre energia que publicou anteriormente sobre este assunto, sugerindo assim que se prepararam para isto há algum tempo, para terem tempo de analisar tudo.

O momento não foi coincidência, já que era previsível que EAM Jaishankar seria questionado sobre isso durante a Conferência de Segurança de Munique do fim de semana passado, visto como os jornalistas o sondam regularmente para ver se suas opiniões mudaram à medida que a guerra por procuração entre a OTAN e a Rússia na Ucrânia se arrastou. sobre. Não o fizeram, e ele deixou muito claro na análise acima mencionada das suas observações que é do interesse nacional objectivo da Índia continuar a comprar petróleo russo com desconto.

A Europa descobre-se sem rumo e sem líderes

Envolvido pelos EUA na guerra e incapaz de agir com autonomia, continente enfrenta crise energética, pobreza e inflação. Scholz, Macron e Draghi perderam-se. Crise de liderança abre espaço perigoso para ascensão da ultradireita

Maria G. Zornoza* no Público | em Outras Palavras | Tradução: Maurício Ayer | # Publicado em português do Brasil

Olaf Scholz afunda nas pesquisas. Emmanuel Macron está enfraquecido após as últimas eleições legislativas. Mario Draghi renunciou. Os escândalos de Boris Johnson o forçaram a recuar. Pedro Sánchez enfrentará eleições no próximo ano. E desde o início de seu mandato, Joe Biden se vê abatido por uma profunda falta de popularidade. O Ocidente enfrenta uma crise de liderança.

Como pano de fundo, a Europa vive um dos seus momentos mais complicados desde o fim da Guerra Fria. Com 8,9%, a Zona do Euro registrou uma taxa de inflação recorde em julho. A crise energética se agrava. Recentemente, a Rússia anunciou o terceiro corte no fornecimento de gás nas últimas semanas, que começará em 31 de agosto. E, nesse cenário, a guerra na Ucrânia completará em breve seus primeiros seis meses, sem nenhum sinal de uma conclusão à vista.

O vácuo de liderança entre os aliados transatlânticos já se fazia sentir às vésperas do início da invasão russa da Ucrânia. Na Alemanha, a saída da histórica chanceler alemã Angela Merkel deu lugar a um opaco Olaf Scholz. Em 24 de fevereiro, Macron estava a dois meses das eleições presidenciais em seu país, que acabou vencendo contra a extrema direita. A OTAN cochilava em busca do sentido da vida. E os Estados Unidos ainda arrastavam a crise de reputação e credibilidade após o desastre no Iraque e a retirada do Afeganistão.

Macron é o presidente ocidental que mais conversou com o inquilino do Kremlin desde o início da disputa. Ele é um dos poucos que mantêm a linha telefônica aberta. Ambos apoiaram recentemente a necessidade de enviar uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) à usina ucraniana de Zaporizhia, a maior da Europa e sob controle do exército russo.

Mas o principal interlocutor da Rússia para negociar qualquer aspecto da guerra continuam sendo os Estados Unidos. Apenas quatro dias antes de a Rússia invadir seu vizinho ucraniano e com os tambores da guerra batendo alto, Macron tentou em uma conversa telefônica com Putin acertar uma reunião entre o presidente russo e Joe Biden em Genebra. “Para ser sincero, eu ia jogar hóquei no gelo, estou falando com você do ginásio onde vou começar meus exercícios físicos. Primeiro vou consultar os meus assessores”, respondeu Putin, em conversa registrada pelo Washington Post.

A linha direta do Eliseu com o Kremlin gerou desconforto na Ucrânia e entre os países orientais e bálticos, que apostam no máximo isolamento de Putin. E zero diálogo. Durante a guerra, o eixo franco-alemão não desfrutou de sua tradicional influência e liderança na mesa do Conselho Europeu. E a situação de fraqueza é especialmente notável em Berlim.

Alemanha é talvez o país mais exposto à atual crise energética e à potencial crise econômica. Durante a última década, a locomotiva alemã apostou boa parte de sua demanda energética em hidrocarbonetos russos. E agora deve enfrentar o duplo desafio de reconhecer seus erros e a falta de uma estratégia de longo prazo e lidar com os cortes intermitentes de gás orquestrados pela gigante estatal Gazprom.

A posição do chanceler também é enfraquecida pelos diferentes postulados entre seus parceiros de coalizão, Verdes e Liberais, que têm criticado muito o posicionamento inicial “morno” do presidente no que se refere ao envio de armas à Ucrânia. Nos últimos dias, Scholz foi atingido por um escândalo por possível favorecimento a uma instituição financeira quando era prefeito de Hamburgo.

Bombas VETO

Ahmad Qaddura, Suécia | Cartoon Movement

Mais lidas da semana