< Artur Queiroz*, Luanda >
A grandeza de Angola mede-se pela dimensão de João Lourenço. Ele é o Presidente da República. Presidente da Tropa. Presidente dos Tribunais. Presidente dos Bancos Públicos e Privados. Presidente do Carrinho. Presidente da Omatapalo. Presidente do Espaço Aplausos. Presidente do Cabinbgano Manuel. Presidente da União Africana. Presidente do Sequele. Presidente da Primeira-Dama sua excelência Ana Dias, Lourenço pelo casamento com o filho do enfermeiro. Quem tem um presidente assim não precisa de eleições, para nada. Deus também não é eleito. São Benedito nunca fez parte de listas dos candidatos a deputados mas até branco lhe reza com jeito.
Hoje mesmo João Lourenço e a Primeira-Dama participaram na Roda do Amor, Espaço Aplausos, Cabingano Manuel, Cabingana Manuela, Manuel Homem, Filipe Zau, Mano Kapinga Motorista, crianças de toda África, tudo à roda do amor. Aconteceu o impensável! Nunca visto. Graças ao Casal Presidencial, as crianças cantaram, dançaram e almoçaram! Deram ao dente, coisa rara e nunca vista.
A Primeira-Dama aproveitou um
momento de distracção da segurança montada pelo chefe Miala e seu sipaio de
estimação, Manuel Homem. À socapa foi inaugurar um pavilhão desportivo do
Atlético Sport Aviação (ASA). Não vi na festa meu amigo Justino Fernandes, o
melhor defesa central o mundo, juntamente com Zagalo (América, Flamengo,
Botafogo e bicampeão do mundo) ou Viriato, iniciado no Golungo Alto e barreira
intransponível no Clube Desportivo de Ambaca, quando foi trabalhar na empresa
Antero Cunha,
A agente especial de João Lourenço na Casa dos Brancos, Hariana Verás, hoje foi entrevistada por Donald Trump na sala oval. O Clinton fazia estas coisas recatadamente com as estagiárias. O chefe da Internacional Fascista entrou logo a matar: “És muito bonita por fora e por dentro”. Sacana! Não tinha nada que revelar o seu conhecimento dos lábios vaginais da esforçada repórter. Clinton nunca fez isso com a Mónica Lewinsky. Sexo oral mas em silêncio.
A figurona Hariana revelou que é a única africana com entrada na Casa dos Brancos. Isto quer dizer que mais nenhum país africano quer criadagem na casota branca. Hariana começou a dar nas vistas por fora e por dentro aos 18 anos, no jornal Folha 8. Depois foi para o jornal do chefe Miala, Semanário Angolense. Por fim foi para a Orion, como empregada de Ana Dias e outro s sócios de referência. Tem muito talento.
Por vezes o jornalismo contorna a Hariana, o Cabingano e outros serventuários do poder. A Imprensa de Israel denunciou que a soldadesca ao serviço dos nazis de Telavive recebe ordens para atirar a matar seja contra quem for porque “em Gaza não há civis, são todos terroristas”. O mundo ignora. Jornalistas soltaram uma bomba informativa: A farinha distribuída na Faixa de Gaza tem produtos tóxicos adicionados!
O governo dos nazis de Telavive acusa a ONU de pertencer ao HAMAS. Querem eles dizer que os funcionários das Nações Unidas não atiram a matar sobre crianças e mulheres palestinas. O mundo fica indiferente. Onde já vimos isto? Isso mesmo! Nos campos de extermínio do Hitler. Hoje os sionistas vingam-se nos palestinos, libaneses, sírios ou iranianos. Os nazis de Berlim queriam dominar todo o mundo. Os nazis de Telavive só querem dominar o Médio Oriente. São mais modestos. O problema é que vão ter o mesmo fim. As legiões romanas foram derrotadas. Os racistas de Pretória foram esmagados em Angola, nunca se esqueçam.
A maka dos “activo russos congelados” vai acabar mal. Mesmo muito mal. O Presidente Putin, ao fazer o balanço do Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, avisou que os activos do Banco Central da Rússia congelados em vários países do ocidente vão ter de regressar a casa intactos, com os respectivos juros. Tocar nesses fundos “não é um congelamento mas um assalto aos bens russos”. Sabem que mais? Leiam como rematou o Presidente Putin: “Se tocarem nos nossos activos vão chorar lágrimas de sangue”.
O valor total dos ativos russos congelados pelo Ocidente em 2022 é de 300 biliões de euros. Este montante refere-se principalmente às reservas do banco central russo congeladas na União Europeia e outros países ocidentais. A União Europeia congelou 229 biliões mas Úrsula von der Leyen e outros chefes da União Europeia falam apenas em 210 mil milhões que rendem juros anuais de três mil milhões de euros. Já estão a comer 19 biliões! Muito desse dinheiro roubado foi entregue às mafias de Zelensky.
Quem descaminhou o kumbu vai chorar pelo menor tantas lágrimas de sangue como os nazis de Kiev. A guerra continua depois da guerra.
A administração da Empresa Edições Novembro continua sem dizer como e quando vai pagar os salários e subsídios que me deve, há dez anos. Drumond Jaime (presidente do Conselho de Administração da Empresa Edições Novembro), Cândido Bessa, António Samuel Eduardo, Joaquim Pedro Zua Quicuca, Eunice Carla Teixeira Moreno (administradores executivos), Guilhermino Alberto e Victória Quintas (administradores não executivos) fazem figura de caloteiros e ladrões do pão de uma criança, o Nataniel Queiroz. A tutela é conivente com o calote e o roubo. O Titular do Poder Executivo igualmente.
Drumond Jaime, Cândido Bessa, Guilhermino Alberto e Vitória Quintas são jornalistas. Essa condição obriga que em cada fracção de segundo das suas vidas, sejam capazes de viver entre as fronteiras da honra e da dignidade. Não há ordem superior que se sobreponha à honra e à dignidade dos jornalistas.
A condição de caloteiros e ladrões do pão de crianças é incompatível com a profissão de jornalista. Não roubem o pão das crianças do Lar Kuzola. Não roubem o pão da criança Nataniel Queiroz. Não me coloquem, com o vosso calote, na condição de falhar nos deveres de garantir a uma criança, todos os seus direitos, nomeadamente o de comer. Espero que amanhã paguem o que me devem. Esperei dez anos. Não espero mais. Não pactuo mais com caloteiros e ladrões do pão de crianças.
O empregado do povo deu uma golpada e virou capataz que castiga o povo: Fuba podre, peixe podre, chicotada se refilares. Comigo não! Vou enfrentar tudo quanto são ladrões e caloteiros!
* Jornalista
Sem comentários:
Enviar um comentário