quinta-feira, 5 de maio de 2011

BRASIL: FATOS EM FOCO




HAMILTON OCTAVIO DE SOUSA – CORREIO DO BRASIL

Golpe Mortal

Reerguida no governo Lula, especialmente para expandir a rede de banda larga e garantir a inclusão digital de grande parte da população brasileira, a Telebrás tem sido alvo sistemático da voracidade privatista, atacada pela mídia burguesa e pelos cinco grupos que controlam a telefonia no País. Pior: lobistas dessas empresas na alta cúpula do governo querem anular de vez o papel estratégico da Telebrás de reduzir a desigualdade digital.

Piada Pronta

Surpreendentemente a Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou as concessionárias do setor a reajustar os preços acima do que elas haviam pedido – em algumas regiões em até 18,5% já no mês de maio. Sem questionar esse absurdo, a presidente Dilma falou em negociar a redução de impostos com os governos estaduais. Estimulada pelos preços dos serviços públicos, a inflação come os salários dos trabalhadores, mas não o lucro das concessionárias.

Doce Ilusão

O ex-governador Jaime Lerner, do Paraná, acaba de ser condenado a três anos e seis meses de detenção por ter concedido a exploração de pedágios em duas rodovias, no final do seu mandato, em 2002, sem o devido processo licitatório. Se a condenação fosse para valer mesmo e se a dispensa de licitação resultasse na condenação de autoridades públicas, as cadeias estariam lotadas de chefes dos três poderes da República.

Usura Garantida

Os especuladores da dívida pública – uma seleta minoria rica de 25 mil pessoas – estão eufóricos: de um lado o Banco Central garante contínuos aumentos de juros, os mais altos do mundo; de outro os gestores públicos asseguram o recorde de superávit primário, de R$39,2 bilhões (4,2% do PIB) de janeiro a março – bem acima do previsto. O capital financeiro segue no melhor dos mundos, só com operações sem risco. Crise não existe!

Renda Desigual

Dados do último censo do IBGE atestam que 60,7% dos domicílios brasileiros têm renda per capita de até 1 salário mínimo, mas 9,2% deles vivem com renda per capita inferior a 25% do salário mínimo, o que dá R$136,25 por mês. Na outra ponta, apenas 5,1% dos domicílios registram renda de mais de 5 salários mínimos por pessoa. A chamada classe média (domicílios com renda per capita de 1 a 5 salários) não passa de 34,2% da população.

Pura maquiagem

A prática não é nova, mas tem sido generalizada com a conivência das autoridades do Estado de São Paulo: a manipulação de dados visa esconder a tipificação de determinados crimes e o aumento da violência. Está provado que a anunciada “queda” nos números de latrocínio e de roubos em 2011 não corresponde à realidade. A apregoada melhora das condições de vida ainda não refletiu no nível da violência!

Trator Desumano

Cinco defensores públicos do Rio de Janeiro decidiram se afastar do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública por discordância com a diretriz imposta pela Administração Superior ao referido núcleo. Em carta aberta, no dia 30, eles agradecem o apoio de inúmeras entidades e reafirmam a importância da Defensoria para “garantir o acesso à justiça da população carente”. Está aí mais um estrago em nome da Copa do Mundo!

Fascistização

Interpelado pelo governo italiano sobre a prisão dos imigrantes em situação irregular, o Tribunal de Justiça da União Europeia aprovou orientação no sentido da deportação, por vontade própria ou coercitivamente. Prevê a prisão de imigrantes somente para garantir a expulsão, e não como punição pela ilegalidade. Como se vê, a globalização capitalista é cheia de sutilezas – principalmente para manter os excluídos longe do mundo privilegiado.

Malabarismo

Estudo do Instituto Geoc concluiu que, de janeiro a março, aumentou a inadimplência entre compradores de motos, que é o sonho de consumo dos segmentos de menor renda, especialmente na região Nordeste. A grande maioria (77%) empaca da 2ª a 5ª parcela do carnê, sob a alegação de perda do emprego (56%) e descontrole de gastos (14%). A sustentabilidade da “Nova Classe C” anda no fio da navalha.

1 comentário:

Anónimo disse...

COPA DO MUNDO QUE SERÁ FEITA NESTE DESGRAÇADO BRASIL GRAÇAS AO LULA, NÃO SE ESQUEÇA DISSO !!!

Mais lidas da semana