sexta-feira, 27 de maio de 2011

Brasil: UNILAB INAUGURADA COM PROMESSAS DE NOVOS CURSOS NA ÁREA DA SAÚDE





Duplicar a CE 060, no trecho Pacatuba/Redenção e construir a estrada Redenção/Pacoti foram alguns dos compromissos assumidos pelo governador Cid Gomes durante a aula inaugural da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira), realizada na manhã desta quarta-feira, 25 de maio, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, e do senador Inácio Arruda relator, no Senado Federal, do Projeto de Lei que autoriza a criação da Unilab no Ceará.

O Governador prometeu ainda que, se o reitor Paulo Speller conseguir trazer o curso de medicina para a Unilab, ele construirá um hospital regional em Redenção, projeto que atenderá toda a população do Maciço de Baturité e servirá para o treinamento e estágio dos estudantes da área de saúde. Cid fez questão de agradecer a determinação do então presidente Lula, “o maior presidente da história deste país”, para que o sonho da Unilab se tornasse realidade.

Desenvolvimento e Educação

A aula inaugural foi proferida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Em sua fala, demonstrou que o desenvolvimento econômico não tem sustentabilidade se não vier junto com a educação. Lembrou que a Unilab foi concebida pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a pretensão de resgatar uma pequena parte da dívida que o Brasil tem com os países africanos.

Haddad explicou ainda, que Lula pensou em uma universidade que oferecesse cursos necessários ao Brasil e aos países africanos. A idéia é que, depois de formados, os profissionais voltem para seus países para trabalhar e ajudar no seu desenvolvimento. “A Unilab vai reformular as nossas relações com os africanos”, afirmou ministro, lembrando que desde o governo Lula, a concepção é de se combinar investimentos em infraestrutura com investimento em educação. “Só construir estradas, hidrelétricas, metrôs etc, não dá. Mas se combinar tudo isto com a educação acontece o desenvolvimento”, completou.

A solenidade

A solenidade de instalação da mais nova universidade federal brasileira aconteceu no campus da Liberdade, reunindo ministros da Educação dos países africanos, reitores da UFC, UECE, IFT e UVA, professores, alunos, prefeitos e parlamentares. A população de Redenção também prestigiou o evento, que foi aberto com a apresentação da Orquestra Filarmônica do Ceará, sobre a regência do maestro Gladson Carvalho. A data para a realização da aula inaugural, 25 de maio, foi escolhida por ser o Dia Mundial da África, alusiva a proclamação da Organização da Unidade Africana (OUA).

Após o descerramento da placa alusiva a data de instalação da nova universidade, a prefeita de Redenção, Francisca Torres Bezerra, disse que o dia 25 de maio passará a fazer parte do calendário de Redenção, como dia em que o município deu um salto de qualidade, tanto na educação, quanto na economia. E agradeceu aos parlamentares que trabalharam em Brasília, para que a Universidade viesse para o Ceará, em especial o senador Inácio Arruda. “Muita gente não acreditava, mas a Unilab hoje é uma realidade”, afirmou.

O reitor Paulo Speller também agradeceu o empenho dos parlamentares, ressaltando a luta que o senador Inácio Arruda teve no Senado Federal para conseguir que a Unilab não fosse divida e fosse instalada em Redenção. “O nosso projeto é tão bom, que todos os Estados queriam”, lembrou. O reitor Speller anunciou a construção do outro campus, “Aurora”, e disse que a partir do próximo ano, além de Enfermagem, a universidade vai oferecer vários outros cursos na área de saúde, entre eles, Medicina, Saúde Pública e Farmácia.

Atividades letivas

A Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira inicia suas atividades letivas com 360 estudantes. Destes, 180 iniciam as aulas neste trimestre. São 39 estrangeiros e 141 brasileiros espalhados pelos cursos de Agronomia, Administração Pública, Enfermagem, Engenharia de Energia e Licenciatura em Ciências da Natureza e da Matemática. O quadro de docentes é formado por 16 professores do quadro regular, admitidos por concurso público e cinco professores visitantes, em modalidade temporária.

A consolidação da Unilab se deu em 20 de julho de 2010, quando o presidente Lula sancionou a lei nº 12.289, instituindo a UNILAB como universidade pública federal. Em parceria com sete países africanos e asiáticos, membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste, além de Portugal – a universidade será um centro de referência e integração de conhecimento.

Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda

Sem comentários:

Mais lidas da semana