sexta-feira, 27 de maio de 2011

Espanha-Barcelona: PRAÇA DA CATALUNHA INUNDADA POR PROTESTO




ASP -LUSA

Barcelona, Espanha, 27 mai (Lusa) -- Milhares de pessoas, muitas delas com as mãos pintadas de branco ou segurando flores, encheram a Praça da Catalunha, em Barcelona, em protesto contra a ação policial que hoje desmantelou o acampamento de protesto que ali se encontrava há vários dias.

"Está muito mais gente do que ontem (quinta-feira) e do que hoje de manhã. A praça não tem nada a ver com o que estava ontem. Está tudo calmo, mas a praça cheia e as ruas de acesso também cheias", disse à Lusa Vanda Gaspar, uma turista de Lisboa que se encontra em visita a Barcelona, onde chegou na quinta-feira.

"Vê-se algumas pessoas com as mãos pintadas de branco. E algumas pessoas com as flores nas mãos. E ouvem-se aplausos de apoio às concentrações", contou à Lusa.

O protesto simbólico, que coincide com ações idênticas em várias outras praças de Espanha, pretende condenar a ação violenta da polícia que hoje desmantelou o acampamento de protesto que estava no local há mais de uma semana.

Em Valência, milhares de pessoas manifestaram-se nas ruas do centro da cidade, incluindo em frente à Delegação do Governo, transportando nas mãos flores como símbolo de apoio aos removidos da praça em Barcelona.

Flores viram-se também em protestos na praça Puerta del Sol, em Madrid, e noutras cidades espanholas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana