quarta-feira, 29 de junho de 2011

AS BOAS NOTÍCIAS DO FORTALECIMENTO DO MERCOSUL




JOSÉ DIRCEU - de São Paulo – CORREIO DO BRASIL

Muito boas as notícias que nos chegam da 41ª Cúpula do Mercosul, em andamento em Assunção-Paraguai desde a véspera e que, a partir desta quarta-feira, passa a contar com a participação da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

É particularmente gratificante para quem, como eu, sempre esteve na vanguarda e na torcida pela integração continental, a notícia dada pelo nosso ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, da disposição da Bolívia e do Equador, de passarem a fazer parte do bloco.

Patriota revelou que no café da manhã na abertura do encontro ontem, reunidos com os chanceleres do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai (membros plenos do bloco) os representantes da Bolívia e do Equador manifestaram interesse em que seus países se tornem membros efetivos do MERCOSUL. Hoje, como associados, Bolívia e Equador já participam das reuniões do bloco, mas não têm direito a voto.

Ficam faltando a Colômbia e o Chile

Se conseguimos integrá-los como membros efetivos e o Parlamento do Paraguai aprovar a entrada da Venezuela – a adesão do país ao bloco regional, pleiteada há seis anos, não aconteceu até agora porque o Legislativo paraguaio ainda não aprovou sua entrada – ficam faltando a Colômbia e o Chile.Com este, aliás, o MERCOSUL já mantém relações especiais.

Assim, vão se consolidando paulatinamente na América do Sul a união aduaneira e o livre comércio, únicos caminhos realmente para o desenvolvimento comum de todos países da região e para o aproveitamento do seu potencial de energia, petróleo, gás, agroindústrial e de minérios.

É um potencial que para ser plenamente aproveitado exige não apenas avanços na integração aduaneira e comercial mas, também,  investimentos na infraestrutura, além de uma política industrial regional. Este, efetivamente, é um desafio que não devemos nem podemos fazer de conta que não existe. Mas, se nos dedicarmos a ele com empenho, determinação e vontade política, chegaremos lá.

Sem comentários:

Mais lidas da semana