sábado, 25 de junho de 2011

HUGO CHÁVEZ, EM CUBA, ROMPE SEMANAS DE SILÊNCIO ATRAVÉS DO SEU TWITTER




LUÍSA TEIXEIRA DA MOTA - PÚBLICO

Presidente da Venezuela está hospitalizado em Cuba

Habituados a ouvir a voz do seu Presidente quase diariamente, os cidadãos venezuelanos andam, no mínimo, desconfiados.

As declarações públicas de longas horas de Hugo Chávez deram lugar, nas últimas semanas, a um silêncio inédito. E a incerteza da data em que o chefe de Estado regressará de Cuba – onde se encontra hospitalizado desde dia 10 de Junho –, conjugada com a ausência de relatórios médicos de Havana, contribuíram para uma forte especulação acerca do seu estado de saúde.

As teorias que circulam na Internet, motivadas pela falta de informações oficiais, são as mais variadas: uns acreditam que Chávez terá feito uma lipoaspiração, outros pintam o cenário negro de um cancro ou da extracção de um rim.

Na quarta-feira, Adán Chávez, irmão do Presidente, assegurou que Hugo Chávez estaria de volta ao país no prazo de “dez a doze dias”. E ontem o Presidente da Venezuela decidiu romper o silêncio. Mas fê-lo sem se pronunciar sobre o seu estado de saúde ou sobre o dia em que voltaria à terra natal, através da sua conta de microblogging Twitter. “Bom dia meus candangueros [nome que dá aos seus seguidores]! Hoje é o dia do meu exército e o sol amanheceu brilhante! Um abraço gigante aos meus soldados e ao meu povo amado”, escreveu o Presidente. Horas depois, novos tweets apareceram na conta que durante 20 dias esteve inactiva.

Mas nem as declarações virtuais de Chávez, nem as do seu irmão parecem suficientes para acalmar a controvérsia que se gerou em torno da sua ausência.

A oposição critica sobretudo o facto de o Presidente não ter pronunciado uma única palavra sobre o agravamento da crise energética no país - com cinco estados a sofrer um apagão no fim de semana passado - nem sobre os sangrentos confrontos que fizeram, pelo menos, 19 mortos na prisão de El Rodeo, no estado de Miranda.

“Os incompetentes gabinetes dos ministros estão a tornar isto num completo mistério ou num segredo de Estado que cria incerteza e ansiedade na população”, lia-se no editorial de quinta-feira do jornal de oposição, El Nacional. “Ninguém percebe porque é que o estado de saúde do Presidente está a ser escondido.”

Mas para o analista político Luís Vicente León, o desaparecimento temporário de Chávez poderá acabar por ser uma vantagem para o seu Governo: “o vácuo vai amplificar a magia do seu regresso... para mostrar que o superhomem ultrapassa todas as adversidades”, escreveu citado pela Reuters.

Sem comentários:

Mais lidas da semana