quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mundial de Futebol: Sem estádios, seleções jogam em outro país pelas Eliminatórias




ELIANO JORGE – TERRA MAGAZINE

As Eliminatórias de 2014, em princípio, não terão nenhum jogo na sede da Copa do Mundo, o Brasil, mas já exibem cara de futebol brasileiro fora de campo. A tabela sofreu com confirmações e informações desencontradas às vésperas da abertura. Uma seleção foi suspensa após a estreia, seu duelo de volta acabou adiado e há chance de cancelamento da partida. Nos 13 confrontos iniciais, pelo menos quatro equipes atuam fora de casa como mandantes, inclusive no país do adversário.

Na manhã brasileira desta quarta-feira (29), as Eliminatórias pegam embalo com oito jogos na Ásia. Na largada, dia 15, Montserrat, sem estádios aprovados no seu arquipélago, perdeu de 5 a 2 de Belize, diante de um centena de pessoas, em Trinidad e Tobago, no Caribe. Mas a Federação Internacional de Futebol (Fifa) suspendeu os belizenhos, alegando interferência do governo na entidade que gere o futebol local. Caso o impasse não se resolva até dia 11, o vencedor do primeiro jogo será desclassificado.

Carente de estádios como Montserrat, Timor Leste vai a campo duas vezes no Nepal, contra os anfitriões, pela zona asiática. Anguila viverá situação idêntica, em julho, na República Dominicana. No Tadjiquistão, o Afeganistão encara a Palestina, que depois jogará diante de sua torcida nos arredores de Jerusalém.

Por motivos de segurança, Síria e Iêmen não tiveram ratificados ainda os lugares em que receberão, respectivamente, tadjiques e iraquianos, em julho, pela segunda fase das Eliminatórias asiáticas.


Sem comentários:

Mais lidas da semana