quarta-feira, 29 de junho de 2011

PELOS CINCO, DIA INTERNACIONAL DE VÍTIMAS DE TORTURAS




PRENSA LATINA

Havana, 29 jun (Prensa Latina) No Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura, Cuba o dedicará hoje aos Cinco antiterroristas cubanos encarcerados injustamente nos Estados Unidos há quase 13 anos.

  A Associação Cubana de Nações Unidas e o Comitê Internacional pela Liberdade dos Cinco convocaram um encontro aqui em pró da liberdade desses patriotas cubanos, no qual participarão seus familiares e destacados especialistas no caso.

Os Cinco, como são conhecidos Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, René González, Ramón Labañino e Fernando González na campanha internacional por sua libertação, estão presos por alertar a Cuba de atos violentos de grupos anticubanos.

Eles trataram de impedir que agrupamentos terroristas assentadas na cidade estadunidense de Miami, continuem ações criminosas contra o país caribenho.

O povo cubano tem sofrido durante mais de meio século numerosas agressões organizadas em território norte-americano, as quais causaram umas três mil 500 vítimas mortais e mais de dois mil feridos.

Os Cinco receberam severas condenações de até duas correntes perpétuas, depois de um julgamento de caráter político e arranjado em Miami, violatório das leis estadunidenses e do Direito Internacional.

Têm sido submetidos a um duro regime carcerário, que inclusive lhes impede receber as visitas de esposas e familiares mais chegados, e em ocasiões os castigaram com longos períodos de confinamento solitário.

Desde maio de 2005, o Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias da Comissão de Direitos Humanos da ONU demandou de Washington sua imediata libertação.

Recentemente, internautas a mais de 15 países expressaram seu apoio à causa pela libertação dos Cinco, durante um foro interativo que convocou o portal em internet da Rádio Cubana www.radiocubana.cu.

Centenas de mensagens recebeu o Foro, entre eles Não mais injustiça, os libertem já, enviados dos Estados Unidos, Espanha, Suíça, Itália, França, México, Venezuela, Peru, Canadá,Âá Guatemala, El Salvador, Argentina, Brasil e Cuba.

Os internautas criticaram a irracionalidade da política de Washington e condenaram o duplo rasero de sua suposta luta contra o terrorismo.

Alegaram que criminosos confessos como Luis Posada Carriles, autor da explosão em 1976 de um avião civil cubano com 73 pessoas a bordo, caminham impunemente pelas ruas de Miami.

arc/abm/bj Modificado el ( miércoles, 29 de junio de 2011 )

Sem comentários:

Mais lidas da semana