sexta-feira, 3 de junho de 2011

Portugal - Eleições: SONDAGENS ALINHADAS DÃO VITÓRIA AO PSD




FRANCISCO TEIXEIRA - ECONÓMICO

As quatro principais empresas de sondagens têm resultados idênticos: o PSD vence, PS perde e o Bloco fica em último.

Marktest, Eurosondagem, Intercampus e Católica todas coincidem no vencedor das eleições de domingo e na ordem pela qual ficarão alinhados os cinco principais partidos.

Pela primeira vez nos últimos nove anos o PSD vencerá as eleições legislativas com um resultado que vai desde os 35,9% da Eurosondagem (SIC/Renascença/Expresso) aos 38,5% da Marktest (Diário Económico/TSF), seguido pelo PS que, depois de seis anos à frente do Governo do País, descerá pela segunda vez consecutiva em resultados de legislativas. Alcançou a primeira maioria absoluta da sua história, em 2005, com 45,05%, em 2009 passou para 36,55% e, agora, em 2011 voltará a recuar. Resta saber se estará nos 30,1% da Marktest ou no 31,1% da Intercampus (TVI, Público, Rádio Clube) e da Eurosondagem.

Ao contrário do que tem acontecido nas últimas eleições legislativas em que as empresas de sondagens estão alinhadas quanto ao primeiro e o segundo classificados, mas nem todas concordam com quem será o terceiro classificado, desta vez o CDS reúne o consenso de todas as empresas. O partido de Portas poderá não ultrapassar o resultado de 2009 (10,43%). A previsão mais pessimista é a da Marktest (9,7%), a mais optimista a da Eurosondagem (13%).

Sem comentários:

Mais lidas da semana