sábado, 11 de junho de 2011

Rio de Janeiro: FNLIJ DÁ INICIO AO 13º SALÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS




THAIANA DE OLIVEIRA – O REPÓRTER

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - Começa nesta nesta terça-feira, 7 e vai até o dia 17 de junho o 13º Salão FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil) do Livro para Crianças e Jovens. O evento acontece no Centro de Convenções Sul América no Centro do Rio.

O evento contará com lançamentos de livros, bate-papos com autores, performance de ilustradores, leitura de obras premiadas, e como na edição anterior, um Espaço de Leitura e quatro bibliotecas voltadas para públicos como: crianças, jovens, educadores e bebês, além dos estantes com diversos títulos destinados à criança e jovens das mais conceituadas editoras nacionais.

Entre as atividades, acontece o Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil discute, de 13 a 16 de junho: "Panorama da Literatura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: a variedade da Língua Portuguesa nos livros para crianças e jovens"; "Biblioteca da Escola: agora é lei" e "Escolas de leitores - Compartilhando aprendizagem".

No último dia o destaque é o VIII Encontro de Escritores e Artistas Indígenas: Literatura é Resistência". Estarão presentes no Seminário pesquisadores de diversos países, incluindo representantes de alguns países da CLPL (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), e escritores indígenas de diferentes etnias.

Todas as crianças e jovens receberão de presente um livro na saída do Salão. Na cerimônia de abertura, haverá a entrega do Prêmio FNLIJ aos contemplados de 2011. Os professores ainda terão a oportunidade de conhecer a produção de literatura.

Como nas edições anteriores, a FNLIJ escolhe um país para homenagear durante o Salão, mostrando a cultura e a obra literária da região escolhida. Neste ano serão homenageados todos os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, formada por Angola, Brasil, Costa Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Edição: Alex de Souza
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana