segunda-feira, 20 de junho de 2011

Timor-Leste: Crianças ficam doentes com refeições do Programa de Alimentação Escolar




TIMOR DIGITAL

Sucessivas queixas

Díli - Refeições disponibilizadas pelo Governo no Programa de Alimentação Escolar têm vindo a deixar as crianças doentes na Escola Primária de Díli, de acordo com a directora do estabelecimento Rosa Auta Marçal da Cruz.

A directora da Escola Primária situada em Manleuna declarou que tem havido sucessivas queixas por parte dos pais em relação a problemas de saúde dos filhos depois de ingerirem as refeições do Programa de Alimentação Escolar.

«Muitas vezes as crianças têm problemas digestivos e os seus pais vêm protestar à direcção da Escola, mas o que podemos fazer, se a comida nos é enviada pelo Governo?», questiona Rosa da Cruz.

Segundo as declarações da responsável do estabelecimento escolar, ela própria já diligenciara junto do Executivo timorense que encontrasse um novo fornecedor. Rosa da Cruz não quis adiantar quantos estudantes já terão ficado doentes por ingestão das refeições do Programa em causa. Para a directora do estabelecimento de ensino o arroz e os vegetais deveriam ser trocados por alimentos ricos em nutrientes como leite, pão e ovos.

A escola, com 1 008 estudantes e 29 professores, encontra-se degradada a níveis preocupantes. As instalações escolares têm um número muito pequeno de espaços destinados ao ensino, existindo apenas dez salas de aula. Com um número insuficiente de mesas e cadeiras, não existem, em número suficiente, livros para que os professores possam dar as aulas.

A directora da Escola Primária referiu ainda que os professores têm que recorrer aos seus livros pessoais ou providenciar eles próprios livros que lhes permitam continuar a leccionar no estabelecimento.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana