segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cabo Verde: Presidente de Timor-Leste nas cerimónias do 36º aniversário da independência




CLI - LUSA

Cidade da Praia, 04 jul (Lusa) -- O Presidente de Timor-Leste, Ramos-Horta, que chegou na madrugada deste domingo a Cabo Verde, é o convidado de honra da sessão solene da Assembleia Nacional de 05 de julho que assinala o 36º aniversário da independência daquele país africano.

Na sessão solene, discursarão o Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, além do chefe da Casa Parlamentar cabo-verdiana, Basílio Mosso Ramos. Estão igualmente previstos discursos dos líderes dos grupos parlamentares do PAICV (no poder) e MpD (oposição), assim como de um deputado da UCID (oposição).

Entretanto, na quarta-feira, 06 de julho, Ramos-Horta inicia a sua visita oficial a Cabo Verde, com um discurso para os deputados no parlamento cabo-verdiano.

Esta é a primeira visita oficial de Ramos-Horta a Cabo Verde como Presidente da República de Timor-Leste.

Cabo Verde foi um dos países que sempre manifestou solidariedade na luta de Timor-Leste pela sua independência.

O Governo cabo-verdiano juntou a sua voz a todos aqueles que, nos diferentes fóruns internacionais em que participava (Assembleia-Geral e Comissão dos Direitos Humanos da ONU, CPLP e outros), mantinham viva a causa da luta do povo timorense contra a ocupação indonésia.

A visita de Ramos-Horta deverá permitir aos dois Estados membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) dar novos passos para o reforço da sua cooperação bilateral.

O chefe de Estado timorense, que chegou este domingo a Cabo Verde, permanecerá no país até dia 7 de julho e será condecorado pelo chefe de Estado cabo-verdiano.

Sem comentários:

Mais lidas da semana