domingo, 31 de julho de 2011

Portugal - Religião: MINI-SAIA DEIXA POVO SEM MISSA




Tiago Pereira – Correio da Manhã

Seia: Povo acusa sacerdote de ter voltado ao tempo da inquisição

Padre recusa celebrar eucaristia por o cartaz das festas incluir a actuação de bailarinas.

A população de Balocas, em Seia, está indignada com a atitude do pároco da aldeia, que no domingo recusou celebrar a habitual missa nas Festas da Nossa Senhora do Carmo, apenas porque o cartaz de festividades inclui a actuação de bailarinas de mini-saia.
Oito dias antes do arranque das festas, o padre José Martinho chamou os mordomos, porque queria ver o programa o mais rapidamente possível.

"Quando lhe mostrámos o cartaz, disse que era uma vergonha, só lhe apetecia escarrar-lhe em cima", contou ontem ao CM uma das mordomas, que pediu anonimato. "Isto é que são as bailarinas?", terá questionado o padre, "eu chamo-lhes outra coisa". "Se querem que eu lá vá têm de suspender os conjuntos e não autorizo outro padre a participar nas cerimónias religiosas". "Voltámos ao tempo da inquisição", diz João Sousa, morador em Balocas.

Apesar de tudo, há quem garanta que as intenções do padre eram outras. "O que ele queria é que o dinheiro fosse para ele em vez de o darmos ao conjunto", disse outra moradora, revoltada.

As festas continuaram, mas sem a missa. O CM tentou ontem falar com o padre Martinho, sem sucesso: o pároco está em França e com o telemóvel desligado.


Sem comentários:

Mais lidas da semana