LUSA
Díli, 24 ago (Lusa) -- A primeira Conferência Regional da Ásia-Pacífico sobre a Iniciativa da Transferência das Indústrias Extractivas (ITIE), dedicada ao tema "Timor-Leste um modelo de Transparência", vai decorrer em Díli entre quinta e sexta-feira.
Na conferência, que vai ter lugar no Centro de Convenções da capital timorense, vão estar representantes dos Estados que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a Associação das Nações do Sudeste Asiático, g7+ e dos países que estão a implementar a Iniciativa da Transparência das Indústrias Extractivas.
Segundo um comunicado do governo timorense, a "ITIE vai ser discutida como padrão global de transparência e de grande responsabilidade nos países com petróleo, gás natural e outros recursos minerais".
A ITIE "surge no âmbito do estabelecimento de uma prática que promova a transparência e responsabilização dos países, através da publicação e verificação dos fundos de produção de gases e minerais entregues ao governo pelas companhias", acrescenta o documento.
A ITIE é uma coligação internacional composta por países, doadores, empresas ligadas à indústria extrativa, organizações da sociedade civil, investidores e organizações internacionais.
No âmbito daquela iniciativa, Timor-Leste ocupa como país cumpridor o primeiro lugar na Ásia e o terceiro a nível mundial, acrescenta o documento.
Sem comentários:
Enviar um comentário