terça-feira, 30 de agosto de 2011

PIDE MODERNA - AS “SECRETAS” ESTÃO MAIS QUE DESCREDIBILIZADAS!




ANTÓNIO VERÍSSIMO

ÂNGELO CORREIA SABE MAIS QUE O QUE DISSE

Ângelo Correia decerto anda arredio das ruas e das casas dos portugueses. Compreende-se, ele não se dá com a ralé. Nem nunca se deu, tirando aquele grupo do clube dos Pés Chatos que mais o via no tempo de tropa em Timor-Leste. Mas isso era mais novato. Foi em tempos ministro de governo PSD, ainda no tempo do PPD… e até inventou uma intentona. É o que comentam os da época.

Na atualidade chamam-lhe o Papa e mentor de Passos Coelho, nado e criado na sua coelheira. Coisas que o povinho diz… Mas que até fazem sentido. Os exagerados chegam ao descalabro de afirmar que é Ângelo que está a governar e que o Coelho é que dá a cara como primeiro-ministro. Coisas da política. Mas isso agora não importa nada. Governe quem quiser porque vai tudo dar ao mesmo: Fome e porrada não nos vai faltar. E a porrada será quando estivermos a rebentar de fome e formos para as ruas protestar. Com algum jeitinho até vão chegar a prender terroristas.

Mas Ângelo Correia é um democrata. Até tem amizades enérgicas com a alta roda do mundo. Alguns emires árabes e até príncipes e reis das arábias. Por isso está tão habituado aos luxos das arábias e esforça-se por governar para que a esses nada falte. Nem se mistura com a ralé por causa dos maus cheiros a suores do trabalho – mal remunerado, já se vê – que nem dá para consumir muita água nem comprar desodorizantes. Quase nem para a comida dá.

Voltamos ao princípio: ele, o Ângelo, anda mesmo arredio dos portugueses e do Portugal Real. Diz em “conversas” na SIC que os sucessivos casos noticiados podem descredibilizar os serviços de informação. Podem? Mas então não sabe o Ângelo que há imenso tempo que os portugueses vêem as secretas como os do antigamente da PIDE? Os portugueses até se sentem espiados e com as suas privacidades violadas mesmo em casa e quando falam mais a sério sobre o contra aos da laia dos Ângelos há sempre alguém dos presentes que diz: “fala mais baixo”.

Mas que credibilidade é que as “secretas” podem ter? Quem as constitui? Gente metida a besta nos partidos políticos da roda dos poderes. Alguns até por conta disso conseguiram os seus cursos superiores, os diplomas, os canudos. Sendo que agora são doutores e engenheiros e mais isto e aquilo. Tudo de podre, já se sabe.

Para as “secretas” estarem quase sempre envolvidas em escândalos é porque quem lá está não presta em honestidade, em decência, em respeito por direitos democráticos. Mais parece que os recrutam no Intendente e no Cais do Sodré, nos esconsos do proxenetismo e da prostituição. Parece ou será que é assim? Os portugueses estão muito convencidos que são sempre espiados. Mesquinhamente espiados, como fazia a PIDE. No tempo desses, dessa sigla, eles viam logo mal se alguém dissesse numa mercearia que queria uma posta de bacalhau delgado – por causa do “malandro” do general Humberto Delgado. E estes vão pelo mesmo diapasão. Talvez ainda mais doentios e sofisticados de canudo. Com a diferença de que é uma PIDE com outra sigla, com muita e boa tecnologia à disposição, com técnicas igualmente sofisticadas e doentias e… com a mesma ou pior má formação enquanto pessoas e cidadãos.

E lá anda o Ângelo nas conversas repletas de assertividade mas que não querem dizer nada porque são um grande faz-de-conta. Ele sabe muito mais do que aquilo que diz, como devemos imaginar e estar cientes. Quem o ouvir falar não o leva preso, como reza o dito. Vá, falem prá ai!

O melhor é acabar por aqui e avisar desde já que o meu telemóvel avariou e deixei de usar tal instrumento tecnológico… Mas se encostarem um ouvidinho nos esgotos talvez me ouçam a cantar no banho. Sim, porque o que eu penso e acho que devo de transmitir anda por aqui escrito. Por vezes até exagero. A propósito: por acaso não foi o SIS ou os das ilhargas que me baralhou a papelada da aposentação para me pressionar e fazer com que não pagasse as contas da internet e assim não andar por aqui a zurrar? Ironias da idade. Cabecinhas pensadoras!

Mas por cá nem tudo é muito mau. Vejam a peça da SIC porque quase que vale a pena. Pena só andar ali pela rama…

*Também publicado em Página Lusófona

Sem comentários:

Mais lidas da semana