terça-feira, 23 de agosto de 2011

Timor-Leste: Resultados das eleições directas da FRETILIN será conhecido em Setembro




JORNAL DIGITAL – ontem

Cerca de 150.000 eleitores

Díli – As eleições directas da FRETILIN, este sábado, 20 de Agosto, para escolher o Presidente e secretário-geral, foram bem sucedidas. O sufrágio contou com uma forte participação de líderes partidários e simpatizantes.

Antes das eleições, a Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN) previu cerca de 150.000 eleitores, em torno de 600 mesas de votação. Até ao final da tarde de Domingo, a Comissão Eleitoral ainda não tinha revelado a contagem final de votos.

O resultado final da eleição deverá ser anunciado a 4 de Setembro. O actual Presidente do partido, Francisco Guterres e o secretário-geral, Mari Alkatiri, foram os únicos candidatos para as duas posições do partido, tendo votado em Farol, Díli. Tal como disse Mari Alkatiri, todos os seguidores têm o direito de fazer a sua escolha.

Observadores de dois partidos políticos indonésios PKS e PDI Struggle, e a FRELIMO, de Moçambique, estiveram em Díli para acompanhar o processo eleitoral. Os representantes das Nações Unidas e de Organizações Não Governamentais (ONG) também seguiram o processo.

Saiful Bahri, do PDI Struggle, disse que o FRENTILIN deu um bom exemplo a outros partidos políticos de Timor-Leste, bem como de outros países asiáticos, incluindo a Indonésia.

Segundo Saiful Bahri, a eleição foi democrática e os seguidores do partido foram às urnas de forma entusiástica para prestarem os seus apoios.

Taufik R. Widjaja, um observador do PKS, adoptou as palavras de Saiful Bahri, dizendo que as eleições directas da FRETILIN foram um exemplo para outros partidos políticos, em Timor-Leste e países vizinhos, mostrando que a organização partidária está empenhada em construir uma sólida democracia no país, salientando que o seu próprio partido não escolheu o seu líder através de eleição directa.

(c) PNN Portuguese News Network

1 comentário:

Anónimo disse...

Para que esperar ate Setembro se ja todos sabem quem ganhou? Afinal foi uma eleicao de pacote unico.

Nao venham dizer que a unica lista concorrente perdeu...LOL

Mais lidas da semana