quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ARISTIDES PEREIRA FOI PARA A BOA VISTA PARA SER SEPULTADO EM CERIMÓNIA PRIVADA




JSD - LUSA

Cidade da Praia, 28 set (Lusa) -- O corpo do primeiro Presidente de Cabo Verde, falecido há uma semana em Portugal, seguiu hoje de avião para a ilha da Boavista, terra natal de Aristides Pereira, onde será sepultado numa cerimónia privada.

Em câmara ardente na sede da Assembleia Nacional (AN, sede do Parlamento cabo-verdiano) desde segunda-feira, a urna com o corpo de Aristides Pereira foi transportada numa viatura militar num longo cortejo até ao aeroporto da Cidade da Praia, onde lhe foram prestadas as últimas honras militares.

Presentes estiveram os representantes máximos de todos os órgãos de soberania de Cabo Verde e ainda Pedro Pires, ex-Presidente cabo-verdiano (2001/11), que será um dos poucos que assistirá à cerimónia fúnebre em Fundo Figueiras (norte da ilha da Boavista), junto com familiares e alguns antigos combatentes.

No aeroporto, uma companhia da 3.ª Região Militar dispôs-se em parada e disparou três salvas de tiros, ao mesmo tempo que, a partir do comando, nos arredores da capital cabo-verdiana, se dispararam 21 tiros de canhão quando a urna, levada a ombros de oficiais das Forças Armadas, foi transportada para o avião.

Na zona VIP do aeroporto estiveram presentes o chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, o presidente da AN, Basílio Ramos, o primeiro-ministro, José Maria Neves, várias individualidades ligadas à Justiça e ainda um elevado número de antigos combatentes, que acompanharão também o funeral na Boavista, a que nenhum jornalista terá acesso.

Aristides Pereira, que contava 87 anos, faleceu a 22 deste mês em Coimbra, em cujos hospitais da universidade local se encontrava desde 03 de agosto para ser assistido a uma fratura no colo do fémur.

O primeiro Presidente de Cabo Verde (1975/91), além de ser diabético, acabou por ser vítima de uma pneumonia, que não conseguiu ser debelada devido ao seu fraco estado de saúde.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana