sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Brasil: Sobe para três número de mortes por causa das chuvas no estado de Santa Catarina




GL - LUSA

São Paulo, 09 set (Lusa) - Os temporais sobre a região sul do Brasil já causaram pelos menos três mortes no Estado de Santa Catarina, onde duas cidades decretaram estado de calamidade pública.

Das três mortes, a Defesa Civil do Estado contabiliza oficialmente apenas a de um homem de 66 anos, ocorrida no município de Guabiruba.

No entanto, a assessoria da prefeitura de Rio do Sul relatou à Agência Lusa que dois adolescentes que usavam um barco para cruzar uma rua alagada morreram eletrocutados hoje quando o remo tocou nos fios elétricos.

A Prefeitura de Rio do Sul estima que um terço dos 60 mil habitantes do município viram-se forçados a deixar as suas casas devido aos temporais. Pelo menos 3.000 estão em abrigos.

Hoje não choveu sobre a cidade, mas o nível do rio continua a subir. Cerca de 60 por cento da rede viária da área central de Rio do Sul está sob as águas. Muitos moradores continuam isolados.

Além de Rio do Sul, a cidade de Brusque decretou estado de calamidade pública, segundo o último balanço da Defesa Civil do Estado. Outras 15 cidades declararam situação de emergência.

As chuvas, que começaram na terça-feira, afetaram um total de 680.343 pessoas no Estado, de acordo com os dados oficiais.

Entre elas, há 35.955 desalojados (pessoas que estão em casas de amigos e parentes) e 13.013 desabrigados (em abrigos públicos).

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o secretário da Defesa Civil nacional, Humberto Viana, visitam hoje o Estado para verificar a situação dos municípios atingidos pelas chuvas.

As chuvas também afetam 695 pessoas no Estado do Paraná, vizinho de Santa Catarina, de acordo com a Defesa Civil local.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana