JCS - LUSA
Macau, China, 29 set (Lusa) -- A chuva e o vento fortes vão continuar a marcar o estado do tempo em Macau nas próximas horas, mas as autoridades já substituíram o sinal número oito de tempestade tropical pelo sinal três devido ao afastamento do tufão "Nesat".
A tempestade, que se move agora para oeste a uma velocidade de 20 quilómetros hora, estava, às 18:00 locais (11:00 em Lisboa), localizada a cerca de 400 quilómetros a sudoeste de Macau, sobre a ilha chinesa de Hainão numa trajetória de afastamento de Macau.
O Sinal número três foi hasteado às 18:30 (hora local).
Apesar da substituição do sinal de tufão por um aviso menos grave, a chuva e o vento -- provocados pela influência de mais de 500 quilómetros de raio da tempestade -- vão continuar a fazer-se sentir pela noite e madrugada, prevendo-se uma melhoria gradual do estado do tempo.
Além de pequenas inundações, previstas pelas autoridades e lançados os avisos, a cidade de Macau viveu um dia com pouco movimento onde, pontualmente, se podia ver alguns ramos caídos e anúncios publicitários arrancados dos painéis, motos lançadas ao chão pela força do vento e muito poucas pessoas na rua.
No aeroporto internacional de Macau, cerca de 30 voos -- entre chegadas e partidas foram cancelados ou adiados, e na última hora, com a melhoria do tempo, começaram a chegar aviões que entretanto atrasaram o horário de chegada.
Em declarações à agência Lusa, António Barros, diretor do aeroporto, explicou que os "Serviços de Turismo de Macau prestaram um apoio essencial na transferência dos turistas para Macau de forma gratuita" e que as "melhorias feitas recentemente no aeroporto permitem uma maior oferta aos passageiros que continuam calmos e à espera de seguirem viajem".
Também suspensas foram as ligações marítimas entre Macau e Hong Kong que, no entanto, deverão ser retomadas nas próximas horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário