sexta-feira, 2 de setembro de 2011

São Tomé e Príncipe: Portugal quer reforçar cooperação com o País na área da saúde





O secretário de Estado português dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Brites Pereira, defendeu ontem a necessidade de reforço da cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe na área da saúde.

“É estruturante manter essa cooperação (no setor da saúde), porque a qualidade dos serviços e as respostas têm sido precisas para situações de carência e, por vezes, gravíssimas que precisam de respostas imediatas”, afirmou Luís Brites Pereira que visitou os serviços de pediatria do Hospital Ayres de Menezes, o mais importante de São Tomé.

O governante português realizou esta visita com Manuela Eanes, esposa do General Ramalho Eanes e membro da comissão de honra do projeto 'Um lugar Pró Joãozinho'.

No final da visita, o secretário de Estado considerou que o setor da saúde é “aquele que salta mais à vista e é mais urgente” e com o qual se tem que lidar.

As condições que verificou existirem no hospital da capital são-tomense permitiu-lhe concluir que a área da saúde é a “que precisa de respostas imediatas”.

O Secretário de Estado português dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, que se encontra em São Tomé e Príncipe para assistir, este sábado, à tomada de posse do presidente eleito do país, Manuel Pinto da Costa, abordou também a situação geral da
cooperação entre os dois países.

Segundo Luís Brites Pereira o governo português tem “uma visão dessa cooperação a médio e longo prazos, que passa por reforçar não só a capacitação de pessoal técnico, mas também por apostar no setor empresarial e económico”. E considerou serem estes dois setores “o motor dinamizador do crescimento”.

Ana Maria Príncipe, do hospital de São João do Porto, também participou na visita ao hospital da capital são-tomense.

O Hospital de São João do Porto, recorde-se, está a desenvolver um projeto de instalação de um serviço de hemodiálise em São Tomé. O projeto, segundo o diretor do hospital, tem várias fases. Neste momento quadros portugueses estão a dar formação em São Tomé a técnicos do hospital Aires de Menezes que irão futuramente lidar com o tratamento de doentes com problemas renais.

O diretor-geral do hospital Aires de Menezes, José Luís de Ceita, classificou a parceria com o São João do Porto como sendo “de cinco estrelas”.

“Esperamos que o governo português e o de São Tomé, conjuguem esforços para a implementar todos os passos para que possamos ter de facto um serviço de hemodiálise no nosso país”, concluiu José Luís de Ceita.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana