terça-feira, 27 de setembro de 2011

Timor-Leste: COOPERAÇÃO NA ÁREA DA SEGURANÇA SERÁ REAJUSTADA DEVIDO À CRISE




PÚBLICO - LUSA

Portugal vai continuar a cooperar com Timor-Leste na área da segurança, embora com um reajustamento devido à crise, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Administração Interna.

A colaboração entre os dois países prevê o alargamento da cooperação técnico-policial no controlo de fronteiras e a formação e o recrutamento da Polícia Nacional de Timor-Leste por parte de elementos da GNR, precisou a mesma fonte.

O acordo de alargamento da cooperação terá, no entanto, um reajustamento, tendo em conta a actual situação económica de Portugal, adiantou.

O convénio também prevê uma "repartição dos custos dos militares que estiverem deslocados" no território timorense, acrescentou.

De acordo com a mesma fonte do Ministério da Administração Interna, a GNR vai permanecer em Timor-Leste, estando ainda a ser estudado o número de militares e o tipo de cooperação técnico-policial, porque "existem algumas questões a estudar e a aperfeiçoar", sublinhou.

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, chegou ao final da tarde de hoje ao Ministério da Administração Interna, em Lisboa, tendo sido recebido pelo ministro português, Miguel Macedo, que o acompanhou para ouvir fados à entrada do Ministério, antes do começo da reunião.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana