segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vice-PM destaca reforço da defesa da costa marítima com doação de navios da Coreia do Sul




MSE – LUSA – SAPO TL

O vice-primeiro-ministro de Timor-Leste, José Luís Guterres, disse hoje que os três navios patrulha dados pela Coreia do Sul são uma ajuda para o reforço da defesa da costa marítima do país.

"Esta ajuda vem reforçar a defesa das nossas costas marítimas, da nossa zona exclusiva e de várias coisas, uma é a pesca ilegal", afirmou José Luís Guterres.

Segundo o vice-primeiro-ministro timorense, o país perde anualmente entre 50 e 80 milhões de dólares devido à pesca ilegal.

"Por outro lado também há nesta região muito tráfico ilegal de pessoas e queremos também, como membros das Nações Unidas, contribuir para que a rota comercial que por aqui passa seja feita sem distúrbios", acrescentou, para explicar porque os três navios vão reforçar a defesa da costa marítima.

Para o vice-primeiro-ministro timorense, é importante que a zona marítima partilhada com a Austrália e a Indonésia seja uma "zona de paz e de estabilidade para que o comércio se possa desenvolver normalmente e para que as nossas riquezas naturais não sejam roubadas pelos barcos ilegais que pescam na costa sul".

A Coreia do Sul ofereceu hoje ao governo de Timor-Leste três navios patrulha para reforçar o controlo marítimo no país.


Sem comentários:

Mais lidas da semana