sábado, 22 de outubro de 2011

Angola: Executivo anunciou campanha de solidariedade para com as populações da Somália




EL - LUSA

Luanda, 21 out (Lusa) - O Conselho de Ministros angolano, orientado pelo Presidente José Eduardo dos Santos, aprovou hoje o lançamento de uma campanha de solidariedade para com as populações da Somália, noticiou a Angop.

O anúncio da campanha, que é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores e que decorrerá durante duas semanas, visando a recolha de bens e valores monetários, foi feito em conferência de imprensa pelo chefe da diplomacia angolana.

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chicoti, salientou que foram criados cinco locais na capital para a entrega dos donativos e abertas contas bancárias com a designação de "Doação Somália" em bancos como o de Fomento de Angola (BFA), Poupança e Crédito (BPC), Nacional de Angola, de Negócios Internacional (BNI) e o Africano de Investimentos (BAI).

Esta campanha de solidariedade é lançada depois de há algumas semanas o Presidente José Eduardo dos Santos ter anunciado a disponibilização por parte de Angola de uma ajuda de 5 milhões de dólares (cerca de 3,6 milhões de euros) para fazer face à fome na Somália.

Georges Chicoti salientou no encontro com a imprensa que a verba de 5 milhões de dólares foi repartida em 3 milhões para a aquisição de produtos vários, nomeadamente a aquisição de bens alimentares de primeira necessidade e industriais, tais como tendas e cobertores, e os restantes 2 milhões foram transferidos diretamente para a conta da União Africana.

O governante acrescentou que, no âmbito desta decisão do executivo angolano, já foram realizados vários encontros de trabalho entre os departamentos ministeriais concernentes, nomeadamente o das Relações Exteriores, Defesa Nacional, Assistência e Reinserção Social e Finanças, para uma ação concertada e atempada da tramitação da referida doação.

Citado pela Angop, Georges Chicoti referiu que na última cimeira da SADC, que decorreu em Luanda, foi tomada a decisão de se providenciar assistência humanitária urgente às populações somalis afetadas pela fome, decorrente da seca prolongada e da guerra em que este país se encontra há já longos anos.

O ministro das Relações Exteriores recordou que Angola atravessou recentemente uma crise humanitária grave, razão pela qual "não poderia ficar indiferente à situação de fome e de sofrimento do povo da Somália", destacou a Angop.

Georges Chicoti apelou ainda às entidades públicas e privadas, empresas nacionais e estrangeiras, organizações não governamentais, igrejas e sociedade civil em geral, para se juntarem a esta iniciativa de solidariedade com o povo da Somália.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que tal se esse executivo pensasse em fazer isso para o seu proprio pais? Isso deve ser mais uma forma de tentarem lavar o dinheiro que roubam. Isso nao quer dizer que estou contra apoio as pessoas da Somalia, mas o que esse executivo faz as coisas como se em Angola estivesse tudo bem!!!

Mais lidas da semana