domingo, 9 de outubro de 2011

China: MANIFESTAÇÃO SOLIDÁRIA COM OCUPANTES DA WALL STREET




AC - LUSA

Pequim, 08 out (Lusa) -- Centenas de pessoas concentram-se numa cidade do centro da China, na primeira manifestação de solidariedade com o movimento de ocupação da Wall Street conhecida no continente chinês, disse hoje um jornal official.

  A concentração, noticiada também no site do China Study Group, ocorreu na quinta-feira passada em Zhengzhou, capital da província de Henan, sob a palavra de ordem "firme apoio à grande revolução do povo Americano contra Wall Street", indicou o jornal Global Times.

 Segundo o China Study Group, grupo de inspiração esquerdista sedeado nos Estados Unidos, houve uma manifestação idêntica na Hong Kong.

 Ao apelo de uma organização "trotsquista" chamada Ação Socialista, dezenas de jovens manifestaram-se na passada quarta-feira junto à Bolsa de Hong Kong e ao consulado local dos Estados Unidos, disse o China Study Group.

 Entretanto, mais de 50 intelectuais e ativistas chineses divulgaram na Internet uma "carta de solidariedade com o movimento de ocupação da Wall Street".

 "A erupção da 'Revolução da Wall Street' é um indicador histórico de que a revolução popular democrática que irá varrer o mundo está a começar", diz a carta, publicada no site Utopia, um dos grupos esquerdistas mais ativos da China e que critica abertamente "a infiltração do capitalismo privado no sistema socialista" do país.

 Oficialmente, a China é um "estado socialista liderado pela classe trabalhadora e assente na aliança operário -camponesa", mas desde há duas décadas, o Partido Comunista Chinês defende a economia de mercado e os patrões chineses, mesmo os mais ricos, já são admitidos na organização.

 A expressão "esquerdista", na China, designa os nostálgicos do regime maoista que nunca se resignaram às mudanças introduzidas pela política de "Reforma Económica e Abertura ao Exterior" lançada após a morte do fundador do Partido Comunista Chinês, Mao Zedong (1893-1976).

Sem comentários:

Mais lidas da semana