quinta-feira, 6 de outubro de 2011

EUA VÃO LIBERTAR UM DOS “CINCO DE CUBA”, CONDENADOS POR ESPIONAGEM


Em Cuba os cinco homens são considerados heróis nacionais (Desmond Boylan/Reuters)

PÚBLICO – AFP

13 ANOS NUMA PRISÃO AMERICANA

O primeiro dos “Cinco de Cuba”, condenados em 2001 nos Estados Unidos por espionagem, vai ser libertado amanhã mas terá de permanecer em solo americano por três anos.

Rene Gonzales, de 55 anos, “vai sair em liberdade na sexta-feira”, revelou o seu advogado, Philip Horowitz. Para trás ficam 13 anos passados na prisão Marianna, no Norte da Florida. Ainda assim, Gonzalez só poderá regressar a Cuba dentro de três anos, segundo uma decisão da Justiça que o obriga a permanecer em território norte-americano durante esse período.

Os “Cinco de Cuba” foram detidos em 1998 e, três anos mais tarde, foram condenados por um tribunal de Miami a penas de prisão dos 15 anos à prisão perpétua. De acordo com os Estados Unidos, os cinco homens transmitiram para Havana, de forma ilegal, informações sobre o exército norte-americano.

Por seu lado, as autoridades cubanas, que pedem a sua libertação, reconheceram que se tratavam de espiões mas garantiram que o seu único propósito era recolher informações sobre projectos “terroristas” de grupos anticastristas na Florida, bastião aos exilados cubanos, e não espiar o Governo norte-americano.

Em Cuba os cinco homens são considerados heróis nacionais, que tentavam evitar ataques ao seu país, e vítimas de uma campanha de Washington contra a ilha.


Sem comentários:

Mais lidas da semana