quinta-feira, 6 de outubro de 2011

FOME PROVOCA FUGA DE UM TERÇO DA POPULAÇÃO DA SOMÁLIA





A ONU alertou ainda que, apesar das intervenções, possivelmente ocorrerá um aumento nas estatísticas de subnutrição e mortalidade nos próximos dois meses.

Mogadíscio - Quase um milhão de somalis estão vivendo como refugiados em quatro países vizinhos e um terço de toda população da Somália está atualmente fora de suas casas, afirmou o Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha) em relatório.

Segundo o documento, divulgado na quarta-feira (14), organizações parceiras estimam que, nas últimas semanas, mais de 1,2 mil pessoas cruzam a fronteira rumo ao Quênia diariamente.

As estimativas da ONU são de que 917 mil somalis vivem como refugiados em território queniano, na Etiópia, Djibouti e Iêmen. Além disso, cerca de um somali em cada três teve que deixar sua casa neste ano.

A ONU alertou ainda que, apesar das intervenções, possivelmente ocorrerá um aumento nas estatísticas de subnutrição e mortalidade nos próximos dois meses, em parte por causa do maior ocorrência de doenças que deve chegar como consequência da temporada de chuvas.

Cerca de quatro milhões de pessoas em todo o país enfrentam a crise alimentar que assola a região do Corno da África, sendo que três milhões delas se concentram no sul da Somália. O número de somalis que correm risco de morrer devido à condição alimentar precária a que estão submetidos é de 750 mil. As informações são da Angop.

Sem comentários:

Mais lidas da semana