segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Indonésia: UM MINEIRO MORTO E SEIS POLÍCIAS FERIDOS EM GREVE DE MINEIROS




FV - LUSA

Seis polícias ficaram feridos em confrontos registados com trabalhadores em greve na mina indonésia de Freeport-McMoran, indicou a polícia, depois de um líder sindical ter acusado as autoridades de matarem um mineiro e ferirem outro com gravidade.

"Cinco polícias sofreram ferimentos na cabeça, e um outro (agente) na perna, provocados por pedras atiradas pelos trabalhadores. Eles foram transportados para o hospital", indicou à AFP um porta-voz da polícia local, adiantando que o número de feridos estava ainda em avaliação.

Por sua vez, um líder sindical indonésio disse que as forças de segurança abriram fogo sobre os trabalhadores da mina de ouro e cobre em greve, matando um trabalhador e ferindo gravemente outro.

Os trabalhadores da mina Grasberg, na província de Papu, iniciaram uma greve a 15 de setembro, reivindicando aumentos salariais, dos atuais 2,10 a 3,50 dólares (entre 1,57 e 2,62 euros) à hora para 17,50 a 43 dólares (13,08 a 32,13 euros ao câmbio de hoje). Cerca de 90 por cento dos trabalhadores da mina, que emprega 12.000 operários, aderiu à greve.

Cotada em bolsa, a Freeport-McMoRan Copper & Gold Inc é a maior empresa de mineração de cobre do mundo, de capital aberto.

Por sua vez, a Gransberg é uma das maiores minas de ouro e cobre do mundo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana