domingo, 9 de outubro de 2011

Moçambique: PREVISTAS 50 MIL NOVAS LIGAÇÕES DOMÉSTICAS DE ÁGUA





CINQUENTA mil novas ligações domésticas de água poderão ser efectuadas até ao final do ano, em todo o país, mercê da aplicação.
 
Segundo o director executivo do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), Pedro Paulino, as previsões estabelecidas pelo Governo para as ligações de água, referentes ao corrente ano, foram ultrapassadas no primeiro semestre.

“O Governo estabeleceu a efectivação de 32 mil novas ligações e nos primeiros seis meses foram efectuadas 34 mil”, disse ontem Pedro Paulino, durante uma visita de trabalho a um sistema de abastecimento de água no bairro de Albazine, distrito municipal Ka Mavota, na capital do país.

A visita tinha como objectivo apresentar ao Ministro da Agricultura e Comércio Externo da Holanda, Henk Bleker, que visita o país desde terça-feira, o progresso dos investimentos do FIPAG para o melhoramento dos serviços de abastecimento de água financiados, entre outros, pelo governo da Holanda.

Pedro Paulino disse, na ocasião que “nos últimos anos registamos uma grande solicitação de ligações de abastecimento de água por parte dos cidadãos. Isto acontece desde que o Governo decidiu reduzir os custos desta operação para dois mil meticais, com possibilidade de pagar de forma faseada”.

No entanto, segundo Pedro Paulino, o FIPAG ainda enfrenta vários desafios entre os quais o aumento da cobertura da rede de abastecimento de água para 70 porcento em todo o país até o ano 2015.

Falando na ocasião, o Ministro da Agricultura e Comércio Externo da Holanda, Henk Bleker, garantiu que o seu país vai prosseguir com as relações de cooperação com Moçambique não só através da alocação de recursos para apoiar o Orçamento do Estado, mas também com a participação das empresas daquele país no mercado nacional.

“Exemplo disso é que a Holanda vai continuar a alocar 15 milhões de Euros por ano para apoiar o Orçamento do Estado. Vamos continuar a apoiar não só com dinheiro, mas também através da participação das empresas holandesas”, disse.

O sistema de abastecimento de água de Albasine é parte de 16 construídos no âmbito da implementação do projecto de reabilitação, reforço do sistema de abastecimento de água ao distrito de Boane e aos municípios do Maputo e Matola, co-financiado pelo Banco Europeu de Investimentos, União Europeia, Governo da Holanda através do programa ORET, Agência Francesa de Desenvolvimento e Governo de Moçambique.

Os pequenos sistemas são alimentados por furos com capacidades que variam entre 13 e 31 metros cúbicos por hora e irão abastecer um universo de 100 mil pessoas, através de ligações domiciliárias e fontanários, num investimento de cerca de 112 milhões de meticais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana