MYB - LUSA
São Tomé 08 out (Lusa) - Os governos são-tomense e australiano iniciaram conversações para implementação de cooperação bilateral nos domínios do turismo agricultura, pesca, serviços e diplomacia, informou o enviado de Camberra a São Tomé.
O enviado especial do governo de Camberra para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Neil Mules, encontra-se na capital são-tomense desde sexta-feira e já teve encontros de trabalho com o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Manuel Salvador dos Ramos.
"Estamos a estudar as áreas em que queremos negociar, há áreas diversas como a agricultura, pesca, serviços, turismo e diplomacia, temos muitas áreas em que podemos fazer alguma coisa", disse o enviado especial do Governo da Austrália, Neil Mules.
O chefe do executivo são-tomense, Patrice Trovoada, durante o encontro com o representante do Governo australiano, sugeriu que os dois países encontrassem áreas de investimentos mais concretos para desenvolver a cooperação bilateral.
"Estou de acordo com o primeiro-ministro de que precisamos encontrar uma ou duas áreas para conseguir resultados concretos para os dois países", explicou o enviado especial do Governo australiano que se faz acompanhar nesta deslocação a São Tomé e Príncipe do embaixador australiano para São Tomé e Príncipe e Portugal, acreditado em março deste ano.
Uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros contactada pela Lusa considera a cooperação com a Austrália como "uma nova porta que se abre no quadro da cooperação bilateral" para o arquipélago.
Segundo Neil Mules, ainda este ano, os dois países "vão dar passos concretos" para o arranque da cooperação bilateral entre os dois países.
Sem comentários:
Enviar um comentário