segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tucanos aconselhados a assumir o que os envergonha: QUE SÃO DE CENTRO DIREITA




José Dirceu, de São Paulo - Correio do Brasil, opinião

No imbroglio em que mergulha cada vez mais o PSDB, surgiu até uma estudiosa de partidos brasileiros, a professora norte-americana Frances Hagopian, que veio dar conselhos aos tucanos. Num dos ninhos deles, o Centro Ruth Cardoso (falecida 1ª dama, mulher do ex-presidente FHC), a professora ensinou o óbvio: que o PSDB tem que ser de centro-direita.

Botou o dedo numa ferida dos tucanos. A questão é exatamente essa, é que o tucanato, faz tempo, é de centro-direita. As vezes até de direita. Como foi seu candidato ao Planalto, José Serra na campanha eleitoral presidencial do ano passado. Mas, não assumem. Rápido na volta foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

– Ela disse a verdade. Não foi provocação – apoiou o ex-presidente ao analisar a palestra da professora norte-americana “conselheira” dos tucanos.

Já fazem coalizões de centro-direita, mas publicamente renegam

Mas, o problema é outro. São as políticas da coalizão de centro-direita que o PSDB fez e com a qual governou oito anos e fracassou. Esse é o problema. Mais grave, o partido ainda não foi capaz de se reformular e redefinir suas alianças. Está, particularmente, atado a duas, com o DEM e o PPS – uma, a primeira, em estado terminal, a outra, a segunda, sem peso nenhum, quase um satélite.

Daí todo o esforço deles, via mídia, no ano passado para romper a aliança PT-PMDB. De novo agora, via denúncias de corrupção, perseguem o mesmo objetivo. Só que, enquanto isso nos Estados, o PSDB se alia a esses mesmos partidos com a mídia escondendo as denúncias de corrupção em seus governos.

Basta ver a quase nenhum repercussão das denúncias dos deputados etaduais paulistas Bruno Covas (PSDB) e Roque Barbieri (PTB) sobre a compra de apoio de deputados via emendas dirigidas e cobranças de propina.

Tudo feito com conhecimento do governo tucano do Estado conforme adianta hoje o deputado Barbieri, ao reafirmar que comunicou a prática de cerca de 30% dos deputados estaduais paulistas da base do governo estadual de comprar e vender emendas parlamentares a empreiteiras, prefeituras…

1 comentário:

Anónimo disse...

Ah, tá. Tem um monte de "companheiros" lá no PT que SÃO COMUNISTAS, e sentem vergonha de assumir.

Os tucanos devem sentir vergonha. Os petistas não.

Mais lidas da semana