quinta-feira, 24 de novembro de 2011

GREVE GERAL “ESTÁ A SER UM ÊXITO”, AFIRMA O STE



RTP  - às 14:00

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado considerou hoje que a greve geral "está a ser um êxito", lembrando os "inúmeros serviços encerrados" e a "forte adesão" na pilotagem dos portos.

Nesta altura podemos dar já notícia de que a greve em marcha está a ter uma forte adesão como na pilotagem dos portos - portos encerrados - nos serviços do Ministério da Agricultura, com a inspeção veterinária, nos da Meteorologia, nos da Segurança Social na Saúde, Educação e na Justiça com inúmeros serviços encerrados", afirma o comunicado de imprensa enviado às redções pouco depois das 13:30.

"A greve geral em curso está a ser um êxito", diz a nota, salientando que a adesão dos trabalhadores é "uma prova do sentimento dos trabalhadores, de recusa das medidas, por demais restritivas, deste Governo para combater o défice, mais troikista que a própria `troika`".

A greve geral convocada para hoje em Portugal pela CGTP e UGT, para protestar contra as medidas de austeridade decretadas pelo governo, está a "registar forte adesão", de acordo com informações transmitidas pelas duas centrais sindicais.

Nos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto, autocarros e metropolitanos estão praticamente paralisados, havendo também fortes constrangimentos nas ligações ferroviárias a nível do país. A TAP cancelou mais de uma centena de voos.

Durante a primeira metade do dia registaram-se alguns incidentes, designadamente com o arremesso, por desconhecidos, de "cocktails molotov" e latas com tinta contra três repartições de Finanças em Lisboa. A GNR foi também chamada a intervir junto de piquetes de greve que tentavam impedir a circulação de comboios em Anadia e Penafiel. A PSP teve de afastar piquetes de greve que bloqueavam a circulação de autocarros, nomeadamente junto à saída da estação da Carris na Musgueira, em Lisboa.

Além dos transportes, os efeitos da greve geral, a segunda conjunta convocada por CGTP e UGT, estão também a fazer-se sentir junto de escolas, hospitais e centros de saúde, tribunais, autarquias e outras repartições do Estado, afetando ainda alguns setores privados, em especial na indústria.

A taxa de adesão à greve geral na Administração Pública era de apenas 3,6 por cento às 11.30 horas, segundo dados divulgados pelo Governo.

De acordo com a informação disponível na página da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), às 11:30, de um total de 355.305 trabalhadores, 12.800 estavam em greve.

À mesma hora, de um total de 864 serviços desconcentrados ou periféricos da Administração Pública, 112 estavam encerrados devido à greve geral, o que corresponde a uma percentagem de 12,96 por cento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana