domingo, 13 de novembro de 2011

MULTINACIONAIS NA UCRÂNIA DESRESPEITAM LÍNGUA UCRANIANA




Além do já noticiado caso Starbucks Ukraine, outras multinacionais que mantêm as suas representações na Ucrânia, insistem em manter as suas páginas do Facebook em russo, casos dos: Johnnie Walker Ukraine, Mitsubishi Motors Ukraine, Samsung Ukraine, Nívea Ukraine, etc.

Pelos vistos, as empresas gostam do dinheiro ucraniano, mas não têm nenhum respeito pelos direitos fundamentais dos consumidores ucranianos de serem servidos no seu próprio país na sua língua nacional que é alíngua oficial da Ucrânia.

Assim, os ucranianos vivem em uma espécie da ocupação linguística, apoiada pelas multinacionais mais ricas do mundo...

Enquanto isso, no Facebook apareceu mais uma página Starbucks na Ucrânia, provavelmente não oficial, que é mantida em russo e que apaga todos os comentários dos que pedem para passar para a língua ucraniana.

Entre as empresas acima citadas, até agora apenas Nívea Ukraine reagiu à crítica, agradecendo o nosso reparo, prometendo fazer a pesquisa deopinião entre os usuários sobre que língua que deverá usar logo que a suapágina atingir o marco de 10.000 “Gosto”.

Bónus

No dia 9 de Novembro a Ucrânia celebrou o Dia da Língua e da Escrita ucranianas, por essa ocasião o presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, felicitou o povo ucraniano na sua página de Facebook, onde postou uma mensagem de vídeo na qual o estadista georgiano afirma:

“A língua ucraniana, tal como a Nação ucraniana amam e adoram a liberdade. O Ucraniano superou todas as privações e na luta adquiriu o direito de existir. Dizem que a língua do povo é a sua alma e eu acho que isso é verdade, a alma ucraniana, é o mesmo que a língua ucraniana”.



1 comentário:

Anónimo disse...

MASTURBAÇÕES COM AS LÍNGUAS:

Acho que os ucranianos só têm um pouco de razão: "mercado" por "mercado" o melhor é mesmo a língua tão comercializável dos "bifes"... ou à falta desse melhor, o Merkelão, ou o Sarkozynês!...

Mais lidas da semana